Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 09 de Julho de 2011 às 21:27
Por: Claudia Andrade/

    Imprimir


Divulgação
Edney Silvestre participou de palestra na Flip
Edney Silvestre participou de palestra na Flip

O jornalista Edney Silvestre, da Rede Globo, falou neste sábado na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no Rio de Janeiro, sobre a "irrealidade" de alguns fatos vistos no Brasil. O debate sobre os limites da verdade fez parte de uma mesa de debates que reuniu ainda o professor Teixeira Coelho e o também jornalista Marcelo Ferroni.

Silvestre citou uma reportagem em que viu uma mãe de oito filhos com uma única panela no fogo. "Podem dizer: "que melodrama! Me poupe". Não poupo, não. Isso é realidade, está aí no Brasil". Em seguida, relembrou um episódio que serve de pano de fundo para seu novo livro, cuja trama se desenrola nos anos do governo Fernando Collor. "O poder constituído chega para você e diz que você não tem mais nada no banco. Um casal conhecido meu se aposenta, vende o apartamento em São Paulo para comprar um sítio e fica sem nada, sem ter onde morar e vão para casa de parentes. Isso parece tão irreal, mas aconteceu".

O vencedor do prêmio Jabuti com Se Eu Fechar os Olhos Agora, de 2010, mencionou ainda a cobertura das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro, no início deste ano. "Eu estava em pé em um lugar que tinha desabado e os corpos ainda não tinham sido retirados. Eu estava caminhando sobre cadáveres".

Teixeira Coelho ponderou que há "incertezas" na verdade. "A panela de arroz está ali. Quem colocou o arroz ali? Onde é que isso vai dar?". Para o professor e escritor, o melhor a fazer é "colocar a verdade em discussão", já que a pergunta é "muito mais interessante" que a resposta. "Mas o charme é sempre buscar a resposta".





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84285/visualizar/