Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 08 de Julho de 2011 às 16:47

    Imprimir


Produtores de amendoim, gergelim e girassol da Bahia devem ficar atentos ao Zoneamento Agrícola divulgado nesta sexta-feira, 8 de julho, no Diário Oficial da União (DOU). Elaborado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, o estudo tem o objetivo de minimizar riscos climáticos e identificar, em cada município, a melhor época de plantio das culturas nos diferentes tipos de solo.

A Portaria Nº 234 orienta o cultivo do amendoim que apresenta produtividade elevada em climas quentes, com temperaturas de 30ºC ou ligeiramente superiores. Regiões muito úmidas ou com períodos de chuva prolongados podem propiciar o aparecimento de doenças, além de prejudicar a colheita e a qualidade do produto.

O plantio de gergelim na Bahia é orientado pela Portaria Nº 235. A oleaginosa contém sementes com cerca de 50% de óleo de excelente qualidade, bastante utilizado no segmento agroindustrial (alimentar, químico e farmacêutico). Os principais fatores climáticos que exercem influência no desenvolvimento da cultivar são temperatura, precipitação pluviométrica, luminosidade e altitude. A temperatura ideal para o crescimento e desenvolvimento da planta varia entre 25 e 30ºC, inclusive para a germinação das sementes.

As recomendações para os produtores baianos que cultivam girassol estão na Portaria Nº 236. A planta adapta-se facilmente aos mais variados tipos de clima e apresenta capacidade de tolerar baixas temperaturas, que podem variar entre 5º e 8ºC durante a germinação. A deficiência hídrica no período de formação da cultivar pode ocasionar redução no teor de óleo da planta.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84440/visualizar/