Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 07 de Julho de 2011 às 14:50
Por: Fabiola Ost

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Educação de Sorriso foi convocada para uma reunião com os vereadores de Sorriso para debater o projeto de lei nº 045/2011, que autoriza o Executivo a contratar financiamento junto ao BNDES - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, no valor superior a R$ 800 mil, para a aquisição de 2.350 computadores portáteis de baixo custo através do Programa Um
Computador Por Aluno - Prouca do Governo Federal.

Participaram da reunião, além do presidente Luis Fabio Marchioro (PDT), os vereadores Paulo da Farmácia (PMDB), Elias Maciel (PSB), Leocir Faccio (PDT) e a vereadora licenciada Profª Marisa Netto (PSB).

Alguns questionamentos foram feitos a secretária de Educação, Avanice Zanatta e seus assessores, como se os computadores ficarão na escola ou com os alunos, qual será a programação didática, se a estrutura das escolas como internet e energia elétrica comportam os novos equipamentos, entre outros.

Os parlamentares se mostraram favoráveis ao programa, porém a preocupação é que haja viabilidade e a implantação do projeto não se torne apenas um status para a escola e sim uma ferramenta de ensino.

O presidente Luis Fabio sugeriu que seja feita visita a um município que já tenha escolas com o projeto implantado. “Estivemos em contato com diversas cidades que aderiram ao Prouca e constatamos que todas estão em fase de experiência. Por isso, acreditamos que a cautela e o bom senso devem fazer parte desta discussão. Somos favoráveis, nossa preocupação não é desestimular e sim estimular investimentos na educação. Porém, precisamos encontrar a melhor forma para obtermos o sucesso e não nos decepcionarmos”, disse.

Durante a reunião ficou definido que a Secretaria fará uma avaliação sobre os assuntos tratados e dará um retorno aos vereadores o mais breve possível para que o projeto possa ser desenvolvido da melhor maneira em Sorriso.

A secretária agradeceu o interesse e o apoio dos vereadores e também a oportunidade de discutir o assunto para dirimir dúvidas que até mesmo a administração municipal tem.

De acordo com o projeto, o prazo para liquidação do financiamento é de 36 meses.

O projeto de lei tramita na Câmara a cerca de 30 dias e está nas Comissões Competentes.

INCLUSÃO DIGITAL - O Prouca tem o objetivo de promover a inclusão digital nas escolas das redes públicas de ensino estadual, distrital ou municipal, mediante a aquisição de computadores portáteis novos, com conteúdos pedagógicos, destinados ao desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagem.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84612/visualizar/