Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 07 de Julho de 2011 às 09:48
Por: Vania Costa

    Imprimir


A profissão de mototaxista é um meio de vida para várias famílias, por opção ou pela falta dela. As dificuldades enfrentadas neste tipo de trabalho são muitas, dentre elas a falta de proteção social, principalmente em caso de doença ou acidente, o trânsito e as condições adversas do tempo, a longa jornada de trabalho a que se submetem quando precisam pagar o aluguel ou prestação de suas motos, poluição, risco de assaltos, entre outros. A importância deste serviço para a sociedade moderna e para os municípios consiste primeiramente no fato de ser um transporte rápido e de baixo custo.

Sensibilizado com a situação de risco em que vivem esses profissionais, o deputado estadual Emanuel Pinheiro (PR), apresentou na sessão de ontem (05), uma indicação de cunho educativo, ao governador Silval Barbosa com cópia ao presidente do Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), Theodoro Moreira Lopes, propondo a criação do “Programa de Segurança  no Trânsito: Mato Grosso sobre Duas Rodas”.

De acordo com o parlamentar o programa vai possibilitar o desenvolvimento de uma consciência cidadã com foco no respeito às leis de trânsito, segurança para o condutor e passageiro, direção defensiva e comportamento seguro no trânsito, através de cursos de capacitação para 10.000 (dez mil) mototaxistas e posteriormente disponibilizará capacetes especiais e coletes de segurança, que possibilitem ao passageiro segurar-se ao condutor por duas alças, num total de 10.000 (dez mil) unidades de cada, a custo zero para a categoria, com fins de padronização do serviço de mototáxi. “Por estas razões e considerando que é nosso dever como representante da nossa gente no Parlamento, que solicito o apoio à aprovação desta indicação, que vem ao encontro dos anseios da sociedade mato-grossense”, pronunciou Pinheiro na tribuna.

Para Emanuel as ações desenvolvidas com os mototaxistas serão de cunho educativo, com foco para uma metodologia que busque mecanismos para a superação dos problemas enfrentados diariamente no trânsito pela categoria. Ainda segundo ele as ações serão realizadas por meio de elaboração de estratégias de ação, as quais propiciem a conscientização do homem enquanto ser capaz de construir ou modificar o seu meio.

Pinheiro esclareceu que será elaborado um relatório periódico que constará de uma análise das ações desenvolvidas com dados relativos ao número de participantes, avaliação dos mototaxistas do curso, quantidade de material distribuído e avaliação dos instrutores. Ele ainda ressaltou que estes dados serão analisados dentro de uma abordagem qualitativa e quantitativa que servirão de base para uma posterior intervenção, quando necessária, no projeto de capacitação, bem como para a organização de outras ações desenvolvidas pela Coordenadoria de Educação do DETRAN. O relatório também será encaminhado ao Governador do Estado e instituições parceiras, para acompanhamento do desenvolvimento do projeto educativo para os mototaxistas do Estado de Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84659/visualizar/