Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quinta - 07 de Julho de 2011 às 08:58

    Imprimir


Ilustração

A produção de grãos em Mato Grosso da safra 2010/2011ficará entre 30,7 milhões e 31,1 milhões de toneladas. A estimativa é baseada nos levantamentos divulgados nesta quarta-feira (6) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As duas pesquisas, que possuem metodologias diferentes, afirmam que Mato Grosso é o segundo no ranking nacional. Continua à frente o Paraná, cuja produção será de quase 33 milhões de toneladas. A área plantada em Mato Grosso poderá variar entre 9,5 milhões e 9,6 milhões de hectares.

Informações mais detalhadas da Conab apontam que a produção de grãos mato-grossense terá aumento de 6,5%, considerando que na safra 2009/2010 foram produzidas 28,8 milhões de toneladas. Além disso, pontua aumento da área plantada de 5,3%, que no ano passado somaram 9,1 milhões de hectares. Para o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato), Rui Prado, a produção de grãos no estado só não é a maior do país porque houve prejuízo no plantio do milho neste ano.

Os números da Conab confirmam este cenário. A produção de milho terá redução de 8,7%, passando de 8,1 milhões para 7,4 milhões de toneladas. Por outro lado, os produtores de soja investiram na expansão da área (de 6,2 milhões para 6,3 milhões de hectares) e, consequentemente, no aumento da produção que chegou a 24,4 milhões de toneladas, ante a 18,7 milhões de toneladas na safra anterior.

Cenário positivo também foi observado na produção do algodão, que aumentou de 583 mil toneladas para 1,034 milhão de toneladas. O presidente da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), Glauber Silveira, pontua que a estimativa para a soja, na próxima safra, é manter o crescimento. “O milho também terá aumento da produção. Isso porque os preços atuais da saca do grão estão atrativos”.

Safrinha

Na segunda safra de grãos em Mato Grosso, a produção de girassol é alternativa para aumento de renda. Segundo dados da Conab, a produção de grãos no estado foi a única do país que teve aumento na safra 2010/2011 se comparada ao ciclo anterior. O incremento de 24,7% fez com que a produção chegasse a 52 mil toneladas, permanecendo como a maior do país. De acordo com o presidente da Famato, o plantio do girassol é feito no final da segunda safra e não deve substituir nenhuma cultura.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84668/visualizar/