Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 05 de Julho de 2011 às 10:30

    Imprimir


Destes, 93,5% correspondem a passageiros domésticos, o equivalente a 1,119 milhões de pessoas. Um crescimento de 8,6% frente à movimentação de janeiro a maio de 2010.

Manaus - A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes cresceu 19%, nos primeiros cinco meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. O destaque foi o aumento no fluxo de turistas internacionais, que teve alta de 24,6%, segundo o último levantamento da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero).

De janeiro a maio deste ano 1,19 milhão de passageiros passaram pelo terminal aeroviário de Manaus, contra 1 milhão nos primeiros cinco meses do ano passado, um aumento de 19%.

Destes, 93,5% correspondem a passageiros domésticos, o equivalente a 1,119 milhões de pessoas. Um crescimento de 8,6% frente à movimentação de janeiro a maio de 2010.  

Os passageiros internacionais correspondem a apenas 6,5% do total, com 72.799 de pessoas transportadas no período. Mas apesar do número de passageiros internacionais ser inferior que o de passageiros domésticos, a taxa de crescimento deste segmento foi maior, de 24,6% na comparação com o mesmo período do ano passado.

O resultado mostra uma recuperação no fluxo de turistas internacionais que, em 2010, amargou queda de 28%, de acordo com o Anuário Estatístico de Turismo elaborado pelo Ministério do Turismo.
Ao todo, o Aeroporto Internacional Eduardo Gomes recebeu 21.833 aeronaves no período, sendo 18.628 de voos nacionais e 3.205 internacionais. O número representa um aumento de 9% na movimentação de aeronaves no terminal.

Cargas

Enquanto que o volume de cargas transportadas nacionalmente cresceu 38,3% nos primeiros cinco meses do ano, atingindo um volume de 44,6 mil toneladas, o volume de cargas internacionais apresentou queda de 10% no período.

Foram transportados pelo terminal 25 mil toneladas de cargas com destino a países estrangeiros. No mesmo período do ano passado este volume chegou a 28 mil toneladas.

De acordo com o vice-presidente do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), Wilson Périco, a queda no volume de cargas tem ligação direta com a queda nas exportações deste ano, causada pela baixa no preço do dólar frente ao real. "O dólar desvalorizado faz com que os produtos importados fiquem mais baratos, da mesma maneira faz com que os produtos fabricados no Brasil fiquem mais caros tirando competitividade dos produtos fabricados no País, tanto no mercado interno como nas exportações", explica.

Segundo dados do último indicador de desempenho do Polo Industrial de Manaus (PIM), até abril deste ano as exportações já registravam queda de 24%, em relação aos resultados de 2010.

De acordo com Périco, o setores de co mponentes e eletroeletrônicos do PIM foram os mais afetados com a mudança no câmbio e, a nível nacional, as indústrias de autopeças, calçadista, têxtil e de confecção, estão entre as maiores prejudicadas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/84935/visualizar/