Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 27 de Setembro de 2013 às 14:38

    Imprimir


A produção de etanol a partir do milho voltou a ser discutida em Mato Grosso. Dessa vez, no I Fórum Brasileiro de Etanol de Milho e Sorgo, na cidade de Sorriso (420 km ao Norte de Cuiabá). O senador Blairo Maggi participou da abertura do evento, nesta sexta-feira (27.09), como um dos debatedores no painel: “políticas públicas para o etanol”, e lembrou que a utilização desse grão é a melhor alternativa para o excesso da produção no Estado.


 
“Há que se entender que se nós não buscarmos uma saída para esse milho produzido no Centro-Oeste, principalmente em Mato Grosso, nós não temos onde colocá-lo e corremos o risco de não tê-lo no futuro porque o produtor, por falta de resultado econômico, vai deixar de produzi-lo”, ponderou Blairo Maggi.


 
Hoje, a plantação mato-grossense equivalente a ¼ da produção nacional, que é de aproximadamente 80 milhões de toneladas. A safra de 2012 foi recorde no estado, com 22 milhões de toneladas do grão.


 
“O problema é que Mato Grosso produz muito, e esses preços são deprimidos pela falta de demanda. Especificamente no Centro-Oeste, e mais ainda em Mato Grosso, cabe sim a política do etanol porque você vai equilibrar oferta e procura e isso dá uma estabilizada na produção de milho”, defendeu Maggi.


 
Maggi tem lembrado a atuação dos Estados Unidos na produção de etanol. A estratégia no país norte-americano foi implantar as fábricas de etanol junto à produção de milho. Ele explica que a realidade do Brasil é ainda melhor. Porque além de sobrar milho, há espaço para alargar a produção.


 
“Hoje, temos volume excedente desse grão. E o etanol é um combustível sustentável, facilmente processado, e que pode alcançar um valor competitivo. O limite é o mercado quem vai dizer, e o Centro-Oeste só não planta mais milho por não ter onde armazenar”, disse.



Viabilidade econômica e transformação


 
A cada tonelada de milho são gerados entre 380 e 400 litros de etanol. E o plantio faz parte da rotação de cultura feita na entressafra da soja. Além do combustível, numa mesma tonelada é possível produzir 200 quilos de farelo para produção de ração animal e outros 20 litros de óleo de milho.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8524/visualizar/