Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 02 de Julho de 2011 às 07:13

    Imprimir


Os cartórios eleitorais de Mato Grosso identificaram irregularidades nas listas de criação do PSD. Os problemas foram verificados com assinaturas que não conferiam com a dos apoiadores. O novo partido tem até setembro para acumular 490,3 mil assinaturas em todo o país.

Em Sinop (500 quilômetros de Cuiabá), ao menos 85 assinaturas das 300 levantadas não conferiam. Entre os motivos estão eleitores de outras zonas ou os títulos foram cancelados. No entanto, em Primavera do Leste (231 quilômetros da Capital), o cartório eleitoral identificou indícios de fraude e assinatura repetidas.

Segundo o coordenador jurídico da Corregedoria Regional Eleitoral, Mauro Sérgio Diogo, os cartórios têm 15 dias para conferir o nome e o número do título de eleitor do interessado em fazer a adesão.

“As assinaturas são comparadas com o caderno de votação. Se houver dúvidas, o cartório vai atrás do eleitor, o que pode acontecer por correspondência, por telefone”. Caso não seja encontrado, é feito um atestado e encaminhado ao Ministério Público Estadual (MPE) da região.

O TRE divulgou também que o PSD conta com representantes em quase 40 dos 141 municípios de Mato Grosso. Ainda segundo o tribunal, comissões provisórias municipais representarão o partido. São eles que verificam junto aos cartórios eleitorais a autenticação dos nomes da lista.

Recentemente foi divulgado que em dois Estados (Paraná e Santa Catarina) a Polícia Federal identificou fraudes na adesão do novo partido, como assinaturas feitas por analfabetos e até a inclusão de pessoas mortas.

Os municípios com comissões provisórias criadas em Mato Grosso são: Alta Floresta, Rio Branco, Apiacás, Araputanga, Arenápolis, Barra do Garças, Bom Jesus do Araguaia, Colíder, Colniza, Confresa, Feliz Natal, Indiavaí, Jauru, Juína, Juruena, Lambari D’Oeste, Luciara, Mirassol D’Oeste, Nortelândia, Nova Bandeirantes, Nova Canaã do Norte, Nova Lacerda, Nova Marilândia, Nova Monte Verde, Nova Santa Helena, Nova Xavantina, Porto dos Gaúchos, Porto Esperidião, Porto Estrela, Rondonópolis, Vale de São Domingos, Santa Carmem, São Félix do Araguaia, Santa Cruz do Xingu, Santa Rita do Trivelato, São José do Rio Claro, São José do Xingu, Sorriso e Tapurah. (FD)





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/85327/visualizar/