Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 27 de Setembro de 2013 às 12:44

    Imprimir


O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas da ONU (IPCC) confirmou nesta sexta-feira em seu novo relatório, apresentado em Estocolmo (Suécia), o aumento da certeza de que o ser humano é responsável pelo aquecimento global.


 
Os analistas do IPCC apontaram um maior número de evidências para considerar "extremamente provável", contra "muito provável" do relatório anterior, que a atividade humana seja o principal fator de mudança no clima desde meados do século XX.


 
A concentração de gases do efeito estufa na atmosfera cresceu a níveis "sem precedentes", especialmente a de dióxido de carbono (CO2), que é 40% maior agora do que na era pré-industrial devido às emissões de combustíveis fósseis e foi absorvida em 30% pelos oceanos, provocando sua acidificação.


 
O relatório, aprovado por uma centena de delegados governamentais após cinco dias de reunião, considera "inequívoco" o aquecimento global e assinalou que as últimas três décadas foram mais quentes que qualquer outra anterior desde 1850, com um aumento provável da temperatura de 0,85 graus de 1880 a 2012.


 
Entre 1998 e 2012, o ritmo da subida da temperatura na superfície diminuiu em relação à média de 1951-2012 (0,05 graus frente a 0,12), o que provavelmente se deve ao enfraquecimento da energia solar pelas erupções vulcânicas e a uma redistribuição do calor nos oceanos, segundo os especialistas.


 
A variabilidade entre décadas e a evolução em períodos curtos são "muito sensíveis" e não refletem as tendências a longo prazo, afirmou o documento.


 
Os cientistas acham "provável" que a temperatura no final deste século suba pelo menos 1,5 graus em relação à era pré-industrial, embora cálculos mais pessimistas elevem esse aumento para 4,8 graus.


 
O aquecimento global pode provocar uma alta do nível do mar entre 26 e 82 centímetros em 2100, margem maior que a apontada no relatório de 2007, quando se falava entre 18 e 59 centímetros.


 
Entre 1901 e 2010, o aumento do nível dos oceanos foi de 0,19 metros. Os analistas apontam como "muito provável" que a camada de gelo do Oceano Ártico continue se reduzindo, da mesma forma que a camada de neve durante a primavera no hemisfério norte e o volume das geleiras.


 
Os cientistas também preveem um aumento das ondas de calor. A mudança climática afetará os processos do ciclo do carbono, impulsionando o aumento de CO2 na atmosfera e por sua vez a acidificação dos oceanos, segundo os redatores do relatório.


 
"Limitar a mudança climática requereria reduções substanciais e sustentadas das emissões de gases causadores do efeito estufa", afirmou na apresentação do documento Thomas Stocker, um dos coordenadores do grupo de trabalho.


 
Mas mesmo que se deixasse de emitir CO2, a maior parte dos aspectos da mudança climática persistiriam "durante muitos séculos", apontou o relatório.


 
"Nosso trabalho é apresentar conclusões científicas. No relatório reafirmamos a urgência de reduzir as emissões. Espero que esta seja a mensagem que o mundo aprenda", afirmou o presidente do IPCC, Rajendra Pachauri.


 
O texto pactuado hoje é uma atualização de análises científicas elaborada por mais de 800 especialistas. Os dois primeiros relatórios do IPCC foram publicados em 1990 e 1992. O terceiro, de 1995, proporcionou informação científica para a adoção do Protocolo de Kioto.


 
O quarto documento, divulgado em 2007, mostrou evidências suficientes para afirmar que o aquecimento global é inequívoco e estabeleceu como causa provável as atividades humanas.


 
A divulgação do relatório rendeu neste mesmo ano o Nobel da Paz para o IPCC, prêmio compartilhado com o ex-vice-presidente dos Estados Unidos Al Gore.


 
O relatório foi atacado então por vários especialistas por incluir erros, como exagerar a velocidade com que as geleiras do Himalaia poderiam desaparecer, embora uma revisão posterior feita por outro grupo de cientistas determinou que suas principais conclusões eram coerentes.




Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8534/visualizar/