Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 30 de Junho de 2011 às 16:18
Por: Ariane Salles

    Imprimir


O inverno, por conta das baixas temperaturas, pode deixar o organismo mais suscetível a alguns problemas de saúde. A incidência de dor de garganta, por exemplo, pode aumentar nesse período e é preciso saber qual a causa do transtorno para um tratamento correto.

De acordo com a Otorrinolaringologista, Mônica Menon, há mais de um tipo de dor de garganta. “Os vírus da gripe são os maiores causadores do problema, sendo responsáveis por até 85% dos casos. Outros microrganismos importantes são as bactérias, principalmente a Streptococcus pyogenes. Além dos micróbios, fatores ambientais como fumo, ar poluído e seco, poeira e a ingestão de bebidas muito quentes ou alimentos que irritam a região, e o refluxo gástrico podem ocasionar a dor de garganta”,alerta.

Para cada tipo de dor de garganta há um tratamento diferente. Apenas um médico poderá diagnosticar se a causa do sintoma é viral, bacteriana ambiental ou outra e receitar o medicamento mais adequado. “Se a dor de garganta for bacteriana, o medicamento mais indicado para combater os microrganismos é o antibiótico. Já se for viral ou ambiental, o paciente pode utilizar pastilhas de flurbiprofeno. A substância tem efeito analgésico e antiinflamatório e age especificamente na garganta, o que é muito benéfico”, explica.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/85521/visualizar/