Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 27 de Setembro de 2013 às 07:53
Por: Weverton Correa e Alex Fama

    Imprimir


A ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, ressaltou as estratégias e investimentos em logística que vem sendo feitos, principalmente na BR-163 e demais rodovias, para facilitar o escoamento da produção agrícola em Mato Grosso e sobretudo, na região Centro-Oeste. Ela lançou oficialmente, ontem, em Sinop, o início do plantio da safra de soja 13/14. O Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE) projetou pouco mais de 23,4 milhões de toneladas, aumento de 7,2% em relação ao último ciclo. A área de cultivo passou de 6,9 milhões para 7,9 milhões (+ 13,3%).


 
"O governo sabe também que a melhoria em infraestrutura vai melhorar a logística de escoamento da produção de soja e outros produtos. Também vai ajudar a reduzir os custos dos insumos para produção. É por isso que o governo desde 2007 trabalha no PAC, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Faz parte desse esforço a conclusão nos próximos dois anos da BR-163, que liga Cuiabá a Santarém. A conclusão das obras para permitir aos produtores de Mato Grosso o acesso rodoviário pavimentado e duplicado aos postos do Arco Norte".Também queremos finalizar a BR-242 e temos um desafio a vencer, abrir o treco da BR-080 que ligará Mato Grosso a Goiás na Ferrovia Norte Sul", afirmou, sem no entanto, ressaltar datas e investimentos.


 
No modal ferroviário, a ministra destacou as concessões trabalhadas pelo governo e os projetos analisados. Entre eles, a Ferrovia Integração Centro-Oeste (Fico), com trecho de ligação ferroviária entre Lucas do Rio Verde e Uruaçu (GO). Da cidade mato-grossense até a goiana, ainda não há conformada extensão nem o investimento, mas já se sabe que Lucas deve ter um terminal de cargas de produtos. Este está inserido no grupo 1 (das obras previstas) que ao todo tem extensão de 2,6 mil quilômetros. 


 
"Para essa região chamo atenção para alguns trechos ferroviários que serão concedidos, que vão auxiliar no escoamento da safra em Mato Grosso, no Centro-Oeste: o trecho Lucas do Rio Verde, ligando Mato Grosso a Goiás [....] e também está em estudo sim, na empresa de planejamento de logística o trecho ferroviário de Cuiabá a Santarém". Ela lembrou que na semana passada, a presidente Dilma Rousseff inaugurou o terminal ferroviário da Ferronorte, em Rondonópolis. Ela ficou muito impressionada pelos avanços da região, o complexo intermodal que vai facilitar o escoamento para os Portos do Sul e Sudeste".


 
A ministra esteve acompanhada do secretário de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Neri Geller, o governador Silval Barbosa (PMDB), senador Blairo Maggi (PR), deputado federal Nilson Leitão (PSDB), empresário Eraí Maggi (PDT) e presidente de entidades do agronegócio estadual, como Rui Prado e o presidente da Aprosoja, Carlos Fávaro, além de outras autoridades.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8564/visualizar/