Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 28 de Junho de 2011 às 19:55
Por: Orlando Aguiar de Oliveira

    Imprimir


Comer um doce, tomar um café ou um sorvete ao invés de ações prazerosas tornam-se um martírio para quem sofre de sensibilidade dental, problema cada vez mais comum entre os brasileiros. Pesquisa recente da Unicamp com 202 pessoas aponta que 28% apresentam hipersensibilidade, situação que ocorre quando a dentina, parte do dente protegida pelo esmalte, fica exposta.

A boa notícia é que com hábitos saudáveis é possível evitar a sensibilidade e para quem já tem o problema há tratamentos eficientes, inclusive desenvolvidos por indústrias nacionais com base em estudos científicos e usando nanotecnologia que resolvem o problema de forma mais eficaz e rápida. 

Segundo a dentista Constanza Odebrecht, consultora técnica da FGM e professora da Faculdade de Odontologia de Joinville (Univille), a hipersensibilidade dentinária é uma resposta exacerbada a estímulos provocados por hábitos corriqueiros como a escovação dental, consumo de alimentos frios ou ácidos, entre outros. “Esta condição se manifesta em um em cada cinco adultos antes dos 20 anos. Nas pessoas que apresentam doenças gengivais a sua prevalência é mais elevada ainda, devido à exposição do colo dos dentes”.

Para a especialista, o consumo de alimentos ácidos como refrigerantes, sucos de laranja, molhos para salada e vinhos, além de aumentar a sensibilidade dental, pode provocar à erosão dental, e uma consequente perda progressiva de estrutura dos dentes. “Não há necessidade de evitá-los por completo, mas consumi-los menos freqüentemente. O ideal é alternar seu consumo com outros menos ácidos. Além disso, a maneira que eles são ingeridos é de igual importância. Evite bochechar e engula rapidamente ou use canudo para evitar o contato com os dentes”, ensina a dentista.

De acordo com a Dra Constanza, estas duas patologias associadas às caries, embora tenham causas e manifestações diferentes, apresentam algumas características em comum, como por exemplo, a necessidade do aconselhamento nutricional, e podem ser influenciadas por fatores como a quantidade de fluxo salivar, e consumo de flúor. “Desta forma, pessoas que apresentam redução do fluxo salivar são mais suscetíveis à cárie, à erosão dental e à hipersensibilidade dentinária”.
 
Escovação imediata após alimentar-se é ideal para prevenção de cáries, mas após a ingestão de bebidas ácidas é prudente aguardar pelo menos meia hora antes de escovar, pois o esmalte dental torna-se macio após este tipo de alimentação e pode desgastar facilmente. Outros agravantes são o uso de escovas com cerdas duras e a escovação com muita força.
 
Para ajudar quem tem o problema foi lançado no mercado nacional um produto à base de hidroxiapatita (mineral que compõe os dentes), flúor e nitrato de potássio. Além de excelente efetividade na hipersensibilidade dentinária, o produto atua na prevenção e tratamento das lesões cariosas de manchas brancas e na erosão dental.
 
Outra novidade são as escovas desenvolvidas especialmente para quem sofre de sensibilidade. “Com cerdas cônicas extramacias, estas escovas massageiam levemente a gengiva, sem irritar; alcançam melhor o espaço entre os dentes e a gengiva e proporcionam maior penetração e flexibilidade”, informa Gerson Grohskopf, coordenador da área de Higiene Bucal da Condor.
 
Importância do dentista
 
A dor oriunda da hipersensibilidade pode variar entre um ligeiro desconforto até à dor severa. Os níveis de dor variam entre os vários dentes envolvidos e mesmo entre os doentes, estando relacionados com a tolerância individual e a fatores físicos e emocionais. “Pode ser localizada (um ou dois dentes) ou generalizada (vários dentes), podendo afetar todos os dentes presentes”.
 
É importante consultar um dentista porque a abordagem do doente com hipersensibilidade deverá ter por base um diagnóstico corretamente efetuado, de modo a eliminar doenças dentárias que podem apresentar sintomas coincidentes, como é o caso da cárie dental, ou fraturas. “No diagnóstico o dentista leva em conta a severidade da hipersensibilidade, se esta é localizada ou generalizada, possíveis causas e estímulos desencadeadores bem como a possibilidade de eliminá-los”, conclui.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/85779/visualizar/