Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sábado - 25 de Junho de 2011 às 12:18

    Imprimir


O Milheto ANM 17, desenvolvido pela Agro Norte Pesquisa e Sementes, tem ganhado mercado na região Sul do país. O produto possui vários benefícios, entre eles a redução da presença de nematóides, não permite que o nitrato e o potássio poluam o lençol freático, é excelente fonte de palhada, se adapta a solos com baixa fertilidade, produz alto volume de massa como cobertura morta e possui alta palatabilidade, ou seja, é muito bem aceito como fonte de alimento para animais.
 
As duas últimas características são as que mais chamam a atenção dos produtores dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O ANM 17, se comparado ao Capim Sudão e o ADR 500, variedades mais utilizadas na região, apresenta principalmente maior produção de matéria seca e alto teor de proteína (em torno de 18%), fator que estimula a produção de leite.

“Pela qualidade do produto, as vendas dobraram aqui no Paraná. A maior parte da demanda fica por conta da pecuária leiteira, já que os produtores que criam gado leiteiro notaram aumento na produção depois que os animais passaram a consumir o ANM 17”, explicou o representante de vendas da Agro Norte para o estado do Paraná, Claudemir Barbosa.

Outro fator que impulsiona as vendas do produto no Sul do país é o volume de matéria seca produzida pelo Milheto, que pode chegar a 8 toneladas por hectare na região.

“Utilizo o ANM 17 há dois anos em minha propriedade. No meu caso, optei pelo produto devido ao maior volume de massa que produz e também pela qualidade, que tem proporcionado resultados satisfatórios”, afirmou o produtor Antonio Salomão Carneiro, que possui propriedade no município de Campos Novos, no estado de Santa Catarina.

O produtor Edson Lucas Colomé, dono de uma fazenda em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, utilizada o milheto da Agro Norte há quatro anos.

“Temos o ANM 17 plantado em 200 hectares. Considero o produto ótimo, com resultados excelentes. Notamos que o gado que consome o Milheto tem maior ganho de peso diário. O ANM 17 produz também maior volume de massa verde e tem bom índice de rebrote”, acrescentou Colomé.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/86219/visualizar/