Repórter News - reporternews.com.br
Ciência/Pesquisa
Quinta - 26 de Setembro de 2013 às 12:25

    Imprimir


Brian Choo/Nature
 A concepção artística mostra o Entelognathus, um velho peixe cascudo que reescreve a história dos ossos da mandíbula hu
A concepção artística mostra o Entelognathus, um velho peixe cascudo que reescreve a história dos ossos da mandíbula hu
A concepção artística mostra o Entelognathus, um velho peixe cascudo que reescreve a história dos ossos da mandíbula humana. (Foto: Brian Choo/Nature)


 
Uma equipe científica internacional descobriu na China um peixe fossilizado com 419 milhões de anos, que pode ser a mais antiga criatura conhecida a ter um rosto distinguível, possivelmente representando um elo perdido no desenvolvimento dos vertebrados.


 
A descoberta aconteceu na represa de Xiaoxiang e foi noticiada nesta quinta-feira (27) pela revista "Nature". É o mais primitivo vertebrado já descoberto a ter uma mandíbula moderna, incluindo o osso da arcada dentária encontrado em humanos.


 
"Isso finalmente resolve o antigo problema sobre a origem dos peixes modernos", disse John Long, professor de paleontologia na Universidade Flinders, na Austrália.


 
O animal, batizado de Entelognathus primordialis, tem uma forte carapaça e pertence à extinta família dos placodermos, com um crânio complexo e pequeno, e ossos na mandíbula.


 
A descoberta parece desautorizar teorias anteriores de que os vertebrados modernos com esqueletos ósseos, da classe dos osteichthyes, haviam evoluído a partir de criaturas semelhantes ao tubarão, com esqueleto cartilaginoso.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8632/visualizar/