Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 23 de Junho de 2011 às 13:08

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Assistência Social de Nova Marilândia desenvolve um projeto de capoeira, atendendo mais de 40 jovens do município, que estudam na rede pública municipal da cidade, com o objetivo de melhorar a concentração e observação, contribuindo assim para um bom desempenho escolar dos estudantes.

Os alunos participaram recentemente do Campeonato Estadual de Capoeira, realizado em Tangará da Serra, em que participaram outras cidades como Campo Novo do Parecis e Nortelândia, onde conseguiram um ótimo desempenho. Na oportunidade foram realizados os chamados batismos e a troca de graduação de vários integrantes, além de rodas de capoeira, apresentações culturais, maculelê, e samba de roda.

A Secretária Municipal de Assistência Social, Marta Waindt, destacou a importância destas e outras atividades desenvolvidas junto à comunidade, principalmente crianças, jovens e idosos, que visam principalmente assegurar melhor qualidade de vida a todos os cidadãos.

“A administração tem se preocupado muito com o bem estar da população e assim desenvolve vários programas e projetos importantes, tanto na área esportiva, como de educação, saúde, entre outras, e no social assegurando a inserção de todos nos programas que buscam dar-lhes uma vida melhor” destacou a primeira dama.

Como a capoeira exige uma grande concentração e uma boa observação, no quesito observação o olho no olho é uma das bases principais do jogo da capoeira, sendo muito importante estar sempre atento ao parceiro, procurando onde está o seu olhar, fazendo os movimentos sem perdê-lo de vista.
O diálogo corporal, a improvisação, a inteligência do corpo, a necessidade de agir, o equilíbrio, assim como as noções de espaço, tempo, ritmo, música, e compreensão da filosofia de jogo, são princípios fundamentais ensinados dentro da capoeira, e os movimentos da capoeira acabam mexendo com todos os músculos, desenvolvendo uma série de qualidades físicas.

Outra grande contribuição que a capoeira traz para seus praticantes é a cooperação, visto que é imprescindível a participação dentro de um grupo, até porque o seu ensino é baseado na oralidade, com os conhecimentos passados através da vivência e prática regular. Isso exige que o indivíduo se molde a um grupo e passe a conviver com as diferenças existentes neste núcleo de pessoas, num completo exercício de tolerância. A capacidade de improvisação, de conseguir se adaptar às diferenças e de dramatizar as situações são características que o praticante vai adquirindo com o treinamento, envolvendo malícia e brincadeira.

As nuances da modalidade acabam criando reflexos na vida escolar e pessoal dos indivíduos, com resultados muito positivos em relação ao ensino aprendizagem e na convivência em sociedade e familiar.

São realizadas constantemente atividades recreativas entre os praticantes da capoeira em Nova Marilândia, com sambas de roda, reunindo todos os alunos inscritos no projeto.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/86498/visualizar/