Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Quarta - 25 de Setembro de 2013 às 20:54
Por: Rodrigo Maciel Meloni

    Imprimir


Ancorado na importante papel que a suinocultura exerce na economia de Mato Grosso, a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) deu início a uma série de articulações políticas para concretizar a criação da Frente Parlamentar da Suinocultura de Mato Grosso. O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Romoaldo Junior (PMDB), se reuniu com representantes do setor para debater o assunto.


A articulação é feita para que a frente seja lançada durante o Congresso da Associação Brasileira de Veterinários Especialistas em Suínos (Abraves), que sediará o 1º Fórum de Discussões da Suinocultura do Centro-Oeste, entre os dias 5 e 7 de novembro.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Acrismat divulgou que os suinocultores avaliam o momento como “propício para que exista uma representação no legislativo estadual que se atente às demandas do setor”. A diretoria da entidade reivindica a criação da frente com baseada em informações sobre a cadeia produtiva da suinocultura de MT. 

“Por sua elevada capacidade de geração de emprego e renda em todos os setores da economia, a cadeia produtiva de suínos industrial se tornou um elo importante no contexto do agronegócio”, destaca o presidente da Acrismat, Paulo Cézar Lucion. 

Durante a reunião, Lucion lembrou que MT possui características ideais para o fomento do setor. “Temos solo e clima favorável, grande oferta de matéria prima para fabricação das rações, baixa densidade populacional de suínos, mão de obra, adotamos tecnologias avançadas e novos métodos de manejo, processo de transformação e implantação de melhoria genética, entre outros fatores que nos dão a possibilidade de crescermos ainda mais”.

A Acrismat busca a criação da Frente Parlamentar da Suinocultura de Mato Grosso tendo como exemplo estados como Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Santa Catarina, que já possuem o mesmo tipo de representação no legislativo estadual. 

A entidade vê na criação da frente a possibilidade de dar mais apoio e demandas à Frente Parlamentar Mista da Suinocultura Brasileira (FPS), no Congresso Nacional, que conta hoje com 180 deputados federais e 12 senadores.

Suinocultura em MT
O Estado conta hoje com cerca de 120 mil matrizes, sendo que cada matriz gera de 24 a 25 terminados por ano, com alto grau de evolução genética. Por toda a cadeia da produção de suínos estão envolvidos frigoríficos, serviços de transporte e logística, de produção de rações, entre outros. 

Além disso, existe também uma valorização de grãos, como soja e milho, utilizados na alimentação dos suínos, com 2,7kg de ração por quilo de suíno produzido. Ao todo, a suinocultura gera oito mil empregos diretos, e outros 25 mil indiretos em Mato Grosso.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/8684/visualizar/