Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 20 de Junho de 2011 às 09:12

    Imprimir


Cerca de 80% dos refugiados estão nos países em desenvolvimento, justamente os que suportam o maior peso dos problemas que acarretam essa situação, apesar de os sentimentos negativos contra os mesmos ser crescente nos países ricos, informou nesta segunda-feira a ONU.

"Há um profundo desequilíbrio no apoio internacional às vítimas de deslocamentos forçados no mundo", reconhece o relatório 2010 do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur) que reúne as estatísticas anuais sobre o fenômeno.

Atualmente, 43,7 milhões de pessoas são obrigadas a deixar suas casas pela violência, desastres ou perseguições, das quais 27,5 milhões são deslocados internos por conflitos.

Desse total, 25 milhões recebiam assistência e proteção do organismo das Nações Unidas no final do ano passado.

Em 2010, o número de pedidos de asilo subiu para 850 mil, dos quais uma quinta parte corresponde unicamente à África do Sul.

Dos solicitantes de asilo, os mais dramáticos são os 15,5 mil que correspondem às crianças órfãs, procedentes principalmente da Somália e do Afeganistão.

"As causas de deslocamento não estão sendo resolvidas. Neste ano, tivemos conflitos no norte da África, Costa do Marfim, Síria, Sudão e outros lugares que geraram a fuga de pessoas", sustentou o alto comissário adjunto para os refugiados, Alexander Aleinikoff, na apresentação do relatório.

Três de cada quatro refugiados mora em países vizinhos ao de origem e 42% do total vive em nações onde o Produto Interno Bruto per capita é inferior a US$ 3 mil.

Publicados por causa do Dia Mundial do Refugiado, celebrado nesta segunda-feira, os novos dados evidenciam que muitos dos países mais pobres do mundo acolhem enormes quantidades de refugiados, tanto em termos absolutos quanto em relação ao tamanho de suas economias.

Paquistão, Irã e Síria são os países com as maiores populações de refugiados, com 1,9 milhão, 1,1 milhão e 1 milhão, respectivamente.

"Precisamos de soluções", reivindicou o ""número dois"" do Acnur.

Segundo ele, 7 milhões vivem como refugiados "de longo prazo" (por cinco ou mais anos). No entanto, no ano de 2010 o número de refugiados assentados caiu frente aos anos anteriores, da mesma forma que os retornos aos países de origem.

"Em 2010, menos de 200 mil pessoas retornaram para suas casas, o que representa a menor quantia dos últimos dez anos", precisou o funcionário.

Sobre a percepção negativa dos refugiados nos países industrializados, ele justificou "os difíceis tempos econômicos e até mesmo algumas políticas populistas infelizes". Outro fator pode estar "nas diferenças culturais e religiosas".

Os afegãos, com 3 milhões de refugiados, representam a terceira parte do total mundial, seguidos pelos iraquianos, com 1,6 milhão, somalis (770 mil), da República Democrática do Congo (476 mil) e de Mianmar (415 mil).

A Alemanha é o país industrializado que acolhe o maior número de refugiados, 544 mil, pelos cálculos do Acnur.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87000/visualizar/