Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 19 de Junho de 2011 às 14:48

    Imprimir


Cerca de 500 vietnamitas participaram de uma manifestação neste domingo para condenar a política de Pequim no Mar da China Meridional, palco da disputa territorial e da tensão entre os dois países vizinhos.

Os manifestantes convocados por organizações estatais se reuniram perto da embaixada chinesa em Hanói e depois percorreram as principais ruas do centro da capital sem que as forças de segurança interviessem em nenhum momento.

Durante o protesto, os participantes denunciaram as ações de Pequim consideradas uma "invasão" das águas jurisdicionais do Vietnã, país no qual as autoridades proíbem, em geral, qualquer protesto popular.

Nas últimas semanas, o setor mais rígido do nacionalismo vietnamita convocou várias manifestações de protesto contra a China por causa dos incidentes ocorridos no Mar da China Meridional entre navios dos dois países.

As relações entre China e Vietnã atravessam seu pior momento desde a guerra travada em 1979 por o desacordo sobre os limites fronteiriços.

O Governo de Hanói denuncia que as ações de Pequim originaram uma crise regional apesar de que, em 2002, assinou com a Associação de Nações do Sudeste Asiático (Asean) um código de conduta mediante o que se comprometeram a usar a via diplomática para qualquer disputa.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87081/visualizar/