Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sábado - 18 de Junho de 2011 às 09:33

    Imprimir


Sete operários da usina de Jirau, em Rondônia, foram trancados por seis horas em uma sala por seguranças da construtora Camargo Corrêa e policiais da Força Nacional de Segurança, segundo o Ministério Público do Trabalho.

O relato é do procurador Éder Sivers. Ele diz ter testemunhado a situação, "que beira o cárcere privado", no último dia 10, quando visitou o canteiro de obras da usina.

O Ministério Público do Trabalho pedirá à Justiça que a Camargo Corrêa pague indenização por danos morais e vai encaminhar ofício ao Ministério Público Estadual para responsabilização penal. A empresa nega que o episódio tenha ocorrido.

"Vimos, fotografamos, gravamos, tomamos depoimentos. A empresa tem o direito de negar os fatos. A Justiça vai decidir quem tem razão", afirmou Sivers.

Segundo o procurador, os sete trabalhadores foram levados à sala de um ambulatório no canteiro de obras e acusados pelos seguranças de terem incendiado parte das instalações durante a revolta que ocorreu em março.

Eles disseram que, na sala, foram obrigados a identificar, em fotos, colegas do tumulto, segundo Sivers.

O procurador afirmou que, no dia 10, viu uma "movimentação estranha" no canteiro e encontrou os trabalhadores trancados, sem comida e sem seus pertences pessoais, por quase seis horas.

REVOLTA

Após a revolta, em março, que resultou na destruição do canteiro, cerca de 6.000 dos 19 mil operários da obra voltaram a seus Estados de origem. As obras foram retomadas em abril.

O pernambucano Edinaldo Vieira da Silva, 21, afirmou à Folha que havia chegado a Porto Velho no último dia 9, após receber carta de convocação da empresa. Ele queria voltar a trabalhar.

Enquanto esperava a balsa que o levaria ao alojamento, seis homens, alguns armados, o levaram à sala, com um irmão e colegas.

Segundo Silva, eles foram chamados de "marginais" e ameaçados de ir para a cadeia. "Passaram um DVD para ver se a gente conhecia alguém que estava na rebelião. A gente só conhecia uns colegas, de vista, não sabia de nada." Ele negou ter participado da rebelião.

OUTRO LADO

A Camargo Corrêa, principal construtora que atua nas obras da hidrelétrica de Jirau, negou que trabalhadores tenham sido conduzidos a uma sala por sua segurança patrimonial e acusados de provocar incêndios no canteiro de obras, como afirmou o Ministério Público do Trabalho de Rondônia.

Em nota, a empresa disse que o relato é inverídico e "absolutamente improcedente", porque "repudia qualquer tipo de desrespeito aos seus trabalhadores".

Também declarou que as investigações sobre atos de vandalismo no canteiro de obras são de responsabilidade exclusiva das autoridades policiais do Estado.

"Não cabe à Camargo Corrêa, como empresa privada, nenhum tipo de operação dessa natureza", diz a nota.

A empreiteira disse ainda que os funcionários da segurança patrimonial não andam armados nem costumam acompanhar operários da hidrelétrica.

O Ministério da Justiça, procurado pela reportagem, afirmou que há apenas uma assessora que pode se manifestar sobre a atuação de policiais da Força Nacional de Segurança em Rondônia.

A Folha deixou recado para ela via celular e e-mail, mas não teve resposta até o início da noite de ontem.

 

 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87231/visualizar/