Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 18 de Junho de 2011 às 09:27

    Imprimir


O presidente do Zimbábue, Robert Mugabe, solicitou ao governo da África do Sul um empréstimo de US$ 50 milhões para resgatar a indústria do país, informa neste sábado o jornal oficial "Herald".

O presidente do Zimbábue solicitou a ajuda ao governante sul-africano, Jacob Zuma, durante uma reunião mantida na sexta-feira passada, segundo o jornal. "O número de US$ 50 milhões foi mencionado como um possível plano de resgate", explicou ao "Herald" George Charamba, ministro da Informação do Zimbábue.

O empréstimo seria destinado à recuperação de empresas do polo industrial de Bulawayo, segunda maior cidade do país, de acordo com a informação divulgada neste sábado pela publicação.

Charamba afirmou que Zuma "se mostrou disposto a buscar uma maneira de possibilitar a ajuda".

A economia do Zimbábue luta para se recuperar após uma década de instabilidade política que terminou em 2009 com a formação de um governo de união nacional entre o partido de Mugabe e seus adversários de Movimento para a Mudança Democrática (MDC), liderado pelo atual primeiro-ministro Morgan Tsvangirai.

No início do mês, o presidente anunciou que dez fábricas de Bulawayo tiveram que fechar e outras estavam ameaçadas do mesmo desfecho devido à impossibilidade do governo de fornecer capital.

Mugabe acusou o ministro das Finanças, Tendai Biti, do MDC, de impedir o financiamento das empresas, alegação que foi negada pelo ministro, que declarou que o país não pode assumir o aumento salarial dos funcionários nem o apoio às indústria.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87232/visualizar/