Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Sexta - 17 de Junho de 2011 às 19:48

    Imprimir


O chanceler brasileiro, Antonio Patriota, afirmou que o Brasil pode aplicar retaliações comerciais aos Estados Unidos caso o congresso norte-americano confirme o bloqueio dos pagamentos de US$ 147 milhões anuais ao Brasil devido à disputa comercial entre os dois países sobre o algodão.

"[Esse resultado] poderá ensejar a retomada pelo Brasil do processo de retaliação comercial, inclusive na área de propriedade intelectual, que já foi autorizado pelo órgão de solução de controvérsias da OMC [Organização Mundial do Comércio]", afirmou o ministro na tarde desta sexta-feira. No ano passado, as retaliações foram avaliadas em US$ 800 milhões.

A verba bloqueada por congressistas norte-americanos é aplicada em pesquisas e desenvolvimento do setor no Brasil. Autoridades brasileiras já ameaçaram no passado fazer retaliações aos EUA pelo pagamento de subsídios federais aos produtores americanos de algodão - prática considerada ilegal pela OMC.

O ministro ressaltou, entretanto, que a decisão não é definitiva --aprovada ontem pela Câmara dos Representantes dos EUA, a lei de fundos para a agricultura ainda precisa passar pelo Senado.

Ainda assim, Patriota reconheceu que a posição da Câmara rompe acordo entre Brasil e EUA firmado no ano passado.

"Eventual suspensão dos pagamentos ao fundo do algodão configurará um rompimento de um compromisso bilateral. De modo que nós esperamos que não chegue a esse ponto", disse o ministro.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87286/visualizar/