Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 17 de Junho de 2011 às 14:08

    Imprimir


Allex Dieckmann
Reunião para estadualização do hospital de Rosário Oeste, ocorreu em Diamantino
Reunião para estadualização do hospital de Rosário Oeste, ocorreu em Diamantino

Conhecedor da saúde pública, o prefeito de Rosário Oeste, Joemil Araújo, que também é médico, diagnosticou durante reunião em Diamantino que o tradicional modelo de Saúde do Estado de Mato Grosso está falido.

O gestor municipal elogiou o novo sistema que o secretário estadual de Saúde, Pedro Henry, pretende implantar, criando municípios pólos para "desafogar" Cuiabá e Várzea Grande.

"O modelo de Saúde em todo o Estado está falido. Esse sistema atual é desumano, qualquer paciente de média ou de alta complexidade tem que ir para Cuiabá e ficar naqueles corredores do Pronto Socorro sofrendo e com a família ao lado", desabafou Araújo.

Em Diamantino, o prefeito rosariense participou da reunião do Colegiado de Gestão Regional (CGR), acompanhado do prefeito de Jangada, Valdecir Kemer ‘Gauchinho", e defenderam a estadualização do Hospital Amparo de Rosário Oeste.

Joemil Araújo disse estar esperançoso, caso concretize a estadualização atenderá os casos de baixa e média complexidade e diminuirá a demanda na capital do Estado, com os pacientes de Rosário Oeste, Jangada e Acorizal.

O vice-presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/MT), Itamar Bonfim, citou o exemplo de Diamantino que teve o Hospital São João Batista estadualizado, com isso obteve mais recursos para aplicar na parte de assistência.

"O Estado mostrou para nós que tem recursos, agora tem que se organizar e buscar", afirmou Bonfim.
O coordenador do CGR, Paulo Lima da Silva Filho, disse que é preciso estabelecer os municípios que farão parte da contratualização. "É a parte de formalização. Depois passa para outra etapa com estudo da capacidade do hospital e a necessidade do município. O estudo está em processo", finalizou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87333/visualizar/