Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 15 de Junho de 2011 às 14:26
Por: EMILI ARCHER

    Imprimir


Com o slogam “Siga o Zé Gotinha e proteja a saúde das crianças”, os profissionais da Secretaria de Saúde de Rondonópolis realizam no sábado, dia 18 de junho, a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil). A coordenadora do Departamento de Saúde Coletiva, Djanira Logrado, explica que a meta é imunizar 12.467 crianças menores de 5 anos. Com o objetivo de evitar a reintrodução do poliovírus no país, Djanira lembra que a campanha segue até o dia 15 de julho, em todas as unidades e centros de saúde da cidade.

Neste sábado, o horário de atendimento é das 8 às 17 horas. “Nossa intenção é proteger as crianças e oferecer a dose para 100% delas. A mãe deve ir a qualquer unidade de saúde para vacinar”, fala. Em Rondonópolis a comunidade conta com 40 postos de vacinação no dia “D” da campanha. A próxima dose da vacina vai ser distribuída às crianças no dia 13 de agosto.

A abertura oficial da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite no município acontece na unidade do Programa de Saúde da Família – PSF Ipê, localizado na rua dos artistas, no Jardim Glória, às 8 horas.

DOENÇA

Poliomielite, ou paralisia infantil, é uma infecção viral aguda causada por um dos três poliovírus existentes. A infecção se transmite pelo contato com um portador da pólio ou então com fezes humanas. Crianças na primeira idade são mais vulneráveis à doença. O vírus penetra no corpo pela boca e percorre o corpo no sistema sanguíneo. Se invadir o sistema nervoso central, ataca os neurônios motores e pode causar lesões que resultam em paralisia.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87626/visualizar/