Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 14 de Junho de 2011 às 21:37

    Imprimir


Dos cinco conferencistas que participarão do Fórum Consciência Cidadã que o Tribunal de Contas de Mato Grosso realizará no dia 21 de junho, para debater melhores práticas em políticas públicas, dois já receberam o prêmio Jabuti, a mais importante premiação literária do Brasil: o doutor em economia Eduardo Giannetti da Fonseca e o especialista em educação e cientista político Gustavo Ioschpe. Os dois também têm em comum atuação em programas da Rede Globo de Televisão, expondo questões vinculadas à economia e educação.

Juntamente com o presidente do TCE-MT, conselheiro Valter Albano, o ex-secretário estadual de Saúde, Julio Muller Neto, e o auditor público Elci Pessoa Junior, os dois conferencistas citados ilustrarão o fórum organizado com o intuito de reunir gestores, legisladores, profissionais das áreas de educação, saúde, transporte, membros de conselhos comunitários e das áreas relacionadas, estudantes e demais interessados para um amplo debate sobre políticas públicas de qualidade.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pela internet, no endereço www.tce.mt.gov.br. A Escola Superior de Contas fornecerá certificado de participação. O Fórum Consciência Cidadã será realizado no Centro de Eventos do Pantanal, de 13h30 às 20h30.

A expectativa do Tribunal de Contas é aprofundar o debate, buscando tanto a conscientização quanto a participação dos mais diversos setores nas questões envolvendo políticas públicas de educação, saúde e transporte.

Painéis

O primeiro conferencista será o conselheiro presidente do TCE Valter Albano, que falará “A atuação do Tribunal de Contas, do Poder Público e da sociedade para a efetividade de políticas públicas”. Economista com pós-graduação, Albano também é autor de livros, com destaque para “Do Caos ao equilíbrio fiscal – uma difícil travessia” (2001).

O segundo palestrante, com previsão para início às 14h50, Júlio Muller falará sobre as melhores práticas em políticas públicas de saúde. Médico, com doutorado em saúde pública, o conferencista é professor da UFMT. Foi secretário de Estado de Saúde e do município de Cuiabá.

O terceiro palestrante (previsão 16h) falará sobre melhores práticas em políticas públicas de transporte. Elci Pessoa Junior é engenheiro e advogado e faz parte do corpo de auditores públicos externos do TCE do Pernambuco. É autor do livro “Auditoria de Engenharia: uma contribuição do TCE-PE”. Atualmente é diretor técnico do Instituto Brasileiro de Auditoria em Obras Públicas.

O especialista em educação Gustavo Ioschpe tem sido consultor da Rede Globo de Televisão em assuntos educacionais. Recentemente, participou de uma série no Jornal Nacional, visitando Estados juntamente com a reportagem para avaliar o quadro da educação. É também articulista da revista Veja. Ioschpe fará conferência sobre políticas públicas de educação, com previsão de início às 17h40.

Eduardo Giannetti encerrará o fórum com um amplo painel sobre “Etica, economia e as consequências sociais das transformações econômicas”, com início previsto para 19h. Graduado e com PhD em economia, cientista social, Giannetti é professor e membros do conselho superior de Economia da FIESP.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/87715/visualizar/