Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 06 de Junho de 2011 às 19:58

    Imprimir


A Semana do Meio Ambiente do TCE/MT começa no dia 07 (terça-feira) a partir de 14h, com a apresentação do Coral do Tribunal, exposição de artesanato feito com materiais recicláveis e a feira de trocas de livros. Também serão distribuídas mudas de plantas frutíferas, sorteio de brindes e a coleta de medicamentos vencidos realizado pela farmácia Phoraceae. Participam do evento a Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema/MT), Projeto Vale Luz e Horto Florestal. Ainda durante a semana, será lançada a campanha publicitária “Quem cuida da natureza, cuida da própria vida” idealizada pela Assessoria Especial de Comunicação do TCE/MT.

Desde o ano passado, o TCE-MT desenvolve o programa “TCE Sustentável”, implantado através de um convênio com o programa A3P do Ministério do Meio Ambiente, um compromisso de adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública, voltado a estimular e orientar a inclusão da gestão ambiental nas atividades administrativas de gestão pública. Foi criado então o Programa Reciclar, onde o TCE-MT aderiu ao Projeto Vale Luz que contempla o recolhimento de material reciclável (embalagens de plástico e alumínio). Foram instalados três ecopontos nas instalações da sede do Tribunal e os recursos arrecadados com a venda dos materiais são revertidos à creche ‘Boa Vontade’.

A partir deste mês, por meio de um convênio com a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) será feito um diagnóstico de impacto ambiental das atividades do TCE-MT, desenvolvido por especialistas que desenvolverão planos de ação para reduzir o consumo de energia, água, papel, plásticos e lixo em geral.

O professor Márcio de Lara Pinto, do Departamento de Arquitetura da UFMT, explicou que durante 12 meses serão feitos estudos para levantar o consumo dos insumos utilizados no dia a dia do TCE/MT, bem como o que pode ser reduzido. “A proposta é criar ações para reduzir, reciclar e reutilizar tudo que for possível e para isso vamos trabalhar muito com a educação ambiental em cada ambiente de trabalho, envolvendo cada um dos servidores e colaboradores”, comentou a professora Luciene Duarte, do Departamento de Arquitetura da UFMT.

Após a implantação das ações, os consultores estarão acompanhando e monitorando os resultados para que possam ser reavaliados e ampliados. “O objetivo final é buscar a certificação ambiental do TCE/MT e ser então um modelo de gestão pública em qualidade ambiental”, comentou Lara Pinto. Além de realizar estudos ambientais, o convênio com a UFMT prevê a realização de diagnósticos e ações em segurança do trabalho e saúde ocupacional.

Programação:
Dia 7/06
Recepção do Edifício Marechal Rondon
14h Abertura do evento
 Apresentação do Coral do TCE
Abertura da Feira de Artesanato

Recepção da Sede Administativa
14h Abertura da Feira de Artesanato

Recepção da Escola de Contas
14H  Abertura da Feira de Trocas (Livros)


Dia 9/06
Recepção do Edifício Marechal Rondon
15hDesfile de Artesanato
16h Sorteio de Brindes
16h30 Encerramento da programação


Todos os dias
Estacionamento
Entrega de mudas de árvores frutíferas

Lançamento da Campanha
“Quem cuida da Natureza, cuida da própria vida!”
(Assessoria Especial de Comunicação e A3P)






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/88806/visualizar/