Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sábado - 04 de Junho de 2011 às 17:37
Por: Alex Fama

    Imprimir


O governador Silval Barbosa acaba de declarar, em Sinop, no governo itinerante, que considera "uma injustiça" a decisão de ter sido suspensa, temporariamente, a venda de carne por parte de 23 empresas mato-grossenses para a Rússia. A medida veta as exportações que estavam sendo feitas há alguns anos e representam fatia considerável para a balança comercial do Estado. Ainda não há uma estimativa do montante que os frigoríficos de Mato Grosso deixarão de vender com a restrição.

"Mato Grosso fez o dever de casa. Estamos há 15 anos sem focos de aftosa. Saímos da zona tampão. Mato Grosso faz trabalho sanitário também na zona de fronteira com a Bolívia", expôs Silval, acrescentando que o sistema de vigilância pecuário do Estado está entre os mais modernos. "Não sei por que deste embargo, deste motivo. Mas nosso governo está mantendo contato com Ministério das Relações Exterior para tratar do assunto", acrescentou.

Ontem à noite, em Brasília,  secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Francisco Jardim, declarou  que a forma como a Rússia comunicou o embargo à importação de carne de 89 frigoríficos brasileiros “reforça a sensação de que existem outras motivações para a decisão russa, além das questões técnicas alegadas”. “Pela segunda vez, a notificação chega sem nem mesmo ter sido enviado ao governo brasileiro o relatório técnico das inspeções russas feitas no Brasil”, afirmou o secretário por meio de nota, se referindo ao episódio ocorrido no final de abril, quando a Rússia embargou temporariamente as importações de oito plantas frigoríficas brasileiras.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/89068/visualizar/