Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 03 de Junho de 2011 às 11:58

    Imprimir


Jinanne Tabra cresceu entre dois mundos muito diferentes. Apesar de ter nascido no Iraque, cresceu na Escócia e encontrou grandes dificuldades para aprender a língua árabe --não era fácil ter acesso a livros, brinquedos e outros tipos de instrumentos de aprendizado, disse ela em entrevista à Folha.

"Ao longo dos anos, fui percebendo que meu conhecimento de árabe estava longe de ser o ideal", contou Tabra, em uma conversa por telefone. Ela explica que frequentava uma escola em que falava inglês durante a semana e, nos fins de semana, ia aprender árabe em uma escola montada pela comunidade local.

Foi com isso em mente que ela decidiu criar o Araboh (araboh.com), o primeiro site de comércio eletrônico da região do Oriente Médio, segundo informações da Fundação Qatar. Atualmente, ela ocupa o cargo de executiva-chefe no site.

O Araboh vende livros, CDs e DVDs educativos relacionados à língua árabe. Segundo informações da Fundação Qatar, são de 1.200 a 1.500 livros disponíveis on-line e todos já foram lidos por Tabra ou algum membro de sua família para "garantir que não sejam políticos e sejam divertidos". A maior parte dos títulos, segundo Tabra, é vendida para países de fora da região do Oriente Médio.

A executiva também diz que tenta trazer as ações de seu site para além do on-line e promove festivais relacionados à literatura em língua árabe.

LÍDER ÁRABE

Sobre o fato de ser uma líder do sexo feminino nos países árabes, Jinanne conta que não enfrentou tantas dificuldades.

"O maior problema pra mim foi que, quando me formei [Tabra formou-se na primeira turma de administração e negócios da Carnegie Mellon University, no Qatar, em 2008], não existiam grandes modelos de liderança feminina na minha área", diz. Por isso, ela afirma que hoje procura ir a escolas e conversar com meninas para poder servir de exemplo.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/89255/visualizar/