Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 30 de Maio de 2011 às 16:26

    Imprimir


Pelo menos cinco pessoas morreram e 52 ficaram feridas, entre elas cinco militares italianos, nesta segunda-feira em Herat (oeste do Afeganistão) em dois atentados reivindicados pelos talibãs, um deles contra uma equipe civil-militar da Otan, organizada pela Itália.

Um homem-bomba acionou os explosivos que levava, no final da manhã, na entrada do complexo onde ficava a Equipe de Reconstrução Provincial (EPR), um ato que foi seguido por disparos de outros assaltantes, a partir de um prédio vizinho, informou o chefe da polícia da cidade, Sayed Aqa Saqib.

Mais tarde, uma motocicleta com explosivos foi detonada em uma avenida comercial do centro da cidade, acrescentou.

"Morreram quatro civis e um oficial (do exército)", declarou Saqib em coletiva de imprensa, sem dar detalhes de cada um dos atentados.

De acordo com o ministro de Defesa da Itália, Ignazio La Russa, cinco militares italianos foram feridos no atentado contra a EPR. "Um capitão, ferido na barriga, se encontra em estado grave", afirmou.

Segundo o correspondente da AFP, até o meio da tarde eram ouvidos tiros perto da sede da EPR, onde estavam destacadas forças afegãs e da OTAN.

O portal de entrada foi arrebentado por uma enorme explosão que deixou uma cratera. A rua estava coberta de entulhos e pedaços de metal.

No interior do complexo, vários edifícios desmoronaram. O correspondente da AFP viu um soldado italiano ser retirado dos escombros.

Os talibãs assumiram "a operação".

"Nossos mujahedines atuaram na operação de Herat", disse um porta-voz, Qari Yusuf Ahmadi, contactado pela AFP.

Segundo Saqib, no ataque contra o EPR "morreram os cincos terroristas". "Foram encontrados coletes explosivos", afirmou.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/89797/visualizar/