Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 30 de Maio de 2011 às 11:16
Por: Alex Fama

    Imprimir


Ilustração

A ação conjunta e integrada montada em Sinop contra o desmatamento ilegal também trabalhará contra as queimadas na região. "Já estamos em campo, juntamente com o governo do Estado, iniciando o processo de prevenção e conscientização contra as queimadas. Sabemos que quando você queima, está dando a cicatriz para desmatar. A ação está articulada nos dois sentidos, para combater o desmatamento ilegal e as queimadas", ressaltou a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, em visita ao município, há poucos dias.

As ações para prevenção e combate a queimadas devem ser iniciadas a partir do próximo mês. Para este trabalho, o gabinete de crise terá a colaboração por parte dos homens do Corpo de Bombeiros da região. "No próximo mês já deve iniciar as ações contra as queimadas. Mas o gabinete de crise já está trabalhando os dois assuntos [queimadas e desmates ilegais]. Estamos a aprovação do Fundo da Amazônia para Mato Grosso".

Em Sinop, a Secretaria de Meio Ambiente conseguiu a liberação de R$ 400 mil do Ministério da Justiça, com contrapartida de R$ 35 mil da prefeitura, para a execução do projeto Paranka. Desenvolvido pela pasta, o projeto tem como objetivo a prevenção e combate às queimadas e também prevê o desempenho de atividades educativas nas escolas. Quinze brigadistas serão contratados para auxiliar o Corpo de Bombeiros.

Recentemente, a prefeitura assinou pacto com o Ministério Público Estadual se comprometendo na redução de 65% no volume dos focos de queimadas constatados em 2010. No total, foram 447, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/89844/visualizar/