Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Domingo - 29 de Maio de 2011 às 14:32
Por: Fabricio Escandiuzzi

    Imprimir


Fabricio Escandiuzzi/Especial para Terra
A passagem de um ciclone extratropical no litoral catarinense causou o fenômeno
A passagem de um ciclone extratropical no litoral catarinense causou o fenômeno

O ciclone extratropical que atua no oceano trouxe ondas de 3 m e ressaca para grande parte do litoral de Santa Catarina neste domingo. Desde o final da noite de sábado, o mar ficou bastante agitado e preocupou moradores de regiões litorâneas. A Defesa Civil monitora a costa desde a última sexta-feira, quando meteorologistas emitiram o alerta de ressaca.

Na praia da Armação do Pântano do Sul, em Florianópolis, um deck de madeira construído há cerca de um mês chegou a ficar parcialmente submerso na madrugada. Pela manhã, várias pedras lançadas pela força da água ainda estavam sobre a estrutura.

As ondas chegaram a ultrapassar o muro de pedras construído para conter o avanço do mar. Apesar disso, a Defesa Civil não contabilizou prejuízos em residências. Para evitar maiores estragos, os pescadores removeram os barcos para áreas mais seguras.

Nas praias do Campeche e Morro das Pedras, as ondas altas chamaram a atenção e atraíram muitos curiosos. Nem mesmo surfistas encararam a água. "O mar está alto e a formação (das ondas) não está boa. Hoje é perigoso", disse Rodrigo Canãa, 31 anos.

De acordo com as informações da Defesa Civil, o mar deve continuar muito agitado neste domingo e segunda-feira, com riscos de ressaca e estragos na região. Em 2010, Florianópolis decretou situação de emergência depois que uma ressaca destruiu casas e tomou boa parte da orla nas praias da Armação e Barra da Lagoa.





Fonte: terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/89945/visualizar/