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Domingo - 22 de Setembro de 2013 às 11:21

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Alugado pela Secretaria Estadual de Saúde desde 10 de novembro de 2011 o Hospital das Clínicas de Mato Grosso Ltda, no Quilombo, em Cuiabá, continua com suas portas fechadas. O Hospital, deveria ser utilizado pela Saúde do Estado para o atendimento de pacientes na região central de Cuiabá e, principalmente, os mais carentes. Até hoje não atendeu ninguém.



 
Varias denúncias de morados do bairro Quilombo foram deitas apos o fechamento da unidade hospitalar, o que os obriga a procurar hospitais de outras regiões da cidade. Através da denúncia, o portal conseguiu uma cópia do contrato firmado entre a Secretaria Estadual de Saúde, na época comandada pelo deputado federal Pedro Henry (PP) e os proprietários do Hospital das Clínicas, que fica na rua Odorico Tocantins, 200, José Geraldo Sabóia Campos, Alfredo Leite Hage e Teresinha Ivone da Cunha Barbosa. O contrato tem validade de dez anos, entre 10 de novembro de 2011 até 10 de novembro de 2021, com aluguel mensal de R$ 145,816,76.



 
Desde a sua locação, apesar do pagamento pontual dos alugueis, a Secretaria de Saúde ainda não colocou o Hospital das Clínicas em funcionamento. Estão deteriorando dentro do imóvel móveis, equipamentos como camas, armários e até instrumentos cirúrgicos. O terreno ao lado do hospital de 1.090 metros quadrados envolvido no aluguel, para servir de estacionamento aos clientes e funcionários do hospital está totalmente abandonado com matagal.
 


 
O contrato de número 057/2011/SES/MT com dispensa de licitação de número 142/2011 foi firmado pelo Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Estado de Saúde, através do Fundo Estadual de Saúde. Em sua cláusula primeira – do objeto – atesta o Hospital das Clínicas, bem como o imóvel situado ao lado, móveis, utensílios, equipamentos e instrumentos instalados no hospital constam no plano de trabalho e termo de referência acertado entre as duas partes.


 
Anualmente o Estado, através da Secretaria Estadual de Saúde, repassa aos proprietários F$ 1.749,801,12 pelo aluguel do prédio que se encontra fechado. As  pessoas que moram na mesma rua disseram que o prédio está fechado desde o final de 2011 quando foi alugado para o Estado. “Perdemos um bom hospital, que atendia a toda a população da região do Quilombo e desafogada tanto o Pronto Socorro como os outros hospitais de Cuiabá”, disse um morador. “Desde que o prédio foi alugado nunca vimos por aqui ninguém da Secretaria de Saúde para ver a situação do prédio e informar quando o hospital vai ser reaberto. Já ligamos e fomos várias vezes na Secretaria de Saúde e ninguém nos dá uma resposta sobre o funcionamento do prédio”, disse uma moradora.
 

 
Alugado até 10 de novembro de 2021, o Estado vem pagamento mensalmente o valor de R$ 145.816,74 referente ao aluguel mensal. O pagamento só não foi realizado entre dezembro de 2011 e março de 2012 por força de um acordo entre as duas partes. Segundo contrato de aluguel em seu item 3.1.1, a suspensão seria em decorrência de um período de carência para a adequação das instalações que ficariam por conta do Governo do Estado, que ainda vê na obrigação de pagar todas as taxas de água, luz e impostos.


 
 
Os proprietários do hospital, não quiseram falar sobre o assunto com o argumento que o problema é da Secretaria Estadual de Saúde e do governador Silval Barbosa. Na secretaria de Saúde, tanto em contatos no local como por telefone as informações foram as mesmas: o secretário Mauri Rodigues de Lima não podia atender por estar em reunião.





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