Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 27 de Maio de 2011 às 11:18

    Imprimir


Getty Images
Portadores de transtornos podem olhar espelho de modo compulsivo
Portadores de transtornos podem olhar espelho de modo compulsivo

Pessoas que sofrem do chamado transtorno dismórfico corporal, que faz com que os indivíduos tenham uma impressão errada sobre sua aparência, se concentrando em detalhes ou defeitos inexistentes, também têm problemas na hora de olhar objetos inanimados, como uma casa.

Os indivíduos que têm esse problema tendem a se fixar em detalhes mínimos, como uma pinta no nariz, em vez de ver o rosto como um todo.

Por isso, é possível que essas pessoas tenham comportamentos compulsivos sobre sua aparência e tenham o hábito de ficar se olhando constantemente no espelho, por exemplo. Muitos podem ficar envergonhados demais para sair de casa, cair em depressão ou fazer muitas cirurgias plásticas.

Para analisar com o transtorno se reflete no cérebro dos portadores, cientistas da Universidade da Califórnia monitoraram o órgão de 14 pacientes com o uso de técnicas de ressonância magnética.

Os voluntários do estudo ficaram vendo fotos diferentes de casas: algumas com detalhes muito específicas, como as telhas que formam o telhado, e outras eram bem básicas e mostravam apenas a silhueta geral da residência ou portas e janelas pouco detalhadas.

Foi detectado que as pessoas com o transtorno apresentam uma atividade cerebral anormal ao olhar as fotos das casas pouco detalhadas – a região do cérebro que processa elementos visuais trabalha de modo menos ativo. Essa atividade era menor nas pessoas que apresentavam mais sintomas do problema.

Jamie Feusner, autor do estudo, diz que a descoberta é um passo importante para que se possa desenvolver tratamentos contra o problema e os médicos consigam fazer com que as pessoas tenham uma percepção mais correta sobre si mesmas.

– Mas nós ainda não descobrimos se esse processamento cerebral anormal é uma causa para o aparecimento do transtorno ou se isso é um efeito do problema. É o fenômeno do ovo e da galinha.





Fonte: Do R7

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/90195/visualizar/