Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 27 de Maio de 2011 às 08:46
Por: Karoline Kuhn

    Imprimir


A campanha de vacinação contra gripe no Estado chega ao fim hoje e pelo menos 71% da meta (428,3 mil) foi cumprida, o que corresponde a 305,1 mil pessoas, entre todas as faixas etárias previstas, segundo o Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.

A maior cobertura é entre os idosos. Das 225 mil pessoas com mais de 60 anos, 177,6 mil receberam a dose, o que corresponde a 78%. Em seguida aparece as crianças com seis meses a dois anos, com 77% de vacinados, o que significa 57,6 mil. Entre os trabalhadores da saúde, 76%, correspondendo a 29,6 mil. Os menores índices no Estado são entre gestantes (45%) e indígenas (44%).

No Nortão, a campanha tem bons percentuais de vacinação. Em Lucas do Rio Verde, por exemplo, da meta de 3,4 mil pessoas, 94% foi cumprida. Em Sorriso, a campanha atingiu até ontem 72% do estimado, somando 4,3 mil pessoas. Já em Nova Mutum, da meta de 2,6 mil, 82% estão imunizados.

Em Sinop, onde cogitou-se prorrogar a campanha após a provocação de um "apagão" na Secretaria de Saúde comprometer vários lotes de vacinas, o término também será amanhã. Segundo o ministério, 8,9 mil foram imunizados (74%). Mesmo com o fim da mobilização, as vacinas continuarão disponíveis nos postos.

Mulheres grávidas, crianças com 6 meses a 2 anos; pessoas com 60 anos ou mais; índios e profissionais da saúde devem receber a dose que, além de combater a gripe comum, a vacina protege também contra vírus da influenza A (H1N1).

A vacina é contra indicada para pessoas com alergia à proteína do ovo. Já a população que apresenta deficiência na produção de anticorpos, seja por problemas genéticos, imunodeficiência ou terapia imunossupressora, devem consultar primeiramente o médico antes de ir até os postos de vacinação.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/90221/visualizar/