Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 27 de Maio de 2011 às 07:44

    Imprimir


Mais inusitado impossível: um batalhão de médicos, de jalecos brancos, vassoura e pás de lixo nas mãos limpando da Avenida Paulista todas as pontas de cigarros espalhadas no entorno do Conjunto Nacional. É isso que acontecerá no dia 31 de maio, Dia Mundial sem Tabaco, durante a segunda edição do Mutirão da Bituca da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia (SPPT). É uma forma diferente e criativa de conscientizar a população sobre os malefícios desta doença.

“Esta é mais uma iniciativa fundamental para o controle do tabagismo no país. Temos obrigação de trabalhar esse aspecto como médicos, pois o tabagismo é causa importante de morte e diminuição da qualidade de vida por diversas doenças”, argumenta Jaquelina Ota, presidente da SPPT.

Das 8h às 16h, os médicos pneumologistas também prestarão esclarecimentos aos cidadãos, além de distribuir materiais informativos. No interior do Conjunto Nacional, serão feitos exames de pico de fluxo para avaliar a capacidade respiratória; teste de dependência de nicotina e dosagem de monóxido de carbono no ar expirado pelo paciente, oferecendo diversas informações sobre possíveis patologias e necessidade de tratamento, conforme adianta a dra. Valéria Cristina Martins, secretária-geral da SPPT.

Haverá ainda um software para calcular quanto cada fumante gasta na compra de cigarros por dia, mês, ano e ao longo da vida. Os interessados saberão o valor que lucrariam se tivessem, por exemplo, investido tal dinheiro em aplicações financeiras diversas.

A iniciativa tem como slogan: “Vamos varrer essa doença. Parar de fumar? O médico pode ajudar. Procure um pneumologista”.

Vale destacar que o tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) uma doença. Atualmente 5 milhões de pessoas morrem por ano por doenças relacionadas ao hábito. Caso medidas não sejam adotadas com urgência, em 2030 teremos 8 milhões de mortes ao ano, que poderiam ser evitadas com a cessação do tabagismo.


SPPT | Mutirão de coleta de bitucas

Data: 31 de maio de 2011
Horário: das 8h às 16h
Local: Conjunto Nacional
Endereço: Avenida Paulista, 2073
Informações: 0800 171618






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/90233/visualizar/