Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 23 de Maio de 2011 às 14:43

    Imprimir


A chanceler alemã Angela Merkel atribuiu nesta segunda-feira à catástrofe nuclear de Fukushima a última derrota eleitoral de seu partido conservador, que ficou em terceiro depois dos Verdes, neste domingo em Bremen.

Os social-democratas (SPD) e seus aliados Verdes foram confirmados sem surpresas no poder nesta cidade Estado do norte da Alemanha, a menor das 16 L¤nder alemãs.

Pela primeira vez em uma eleição regional, a CDU de Merkel teve menos votos que o partido ambientalista.

"O tema da energia desempenhou um papel importante" nestas eleições, declarou Merkel em uma entrevista coletiva à imprensa.

"A situação em Fukushima mudou momentaneamente a situação", favorecendo os Verdes, como ocorreu na eleição em Baden Wurtemberg, em que a CDU foi derrotada em março, acrescentou.

A chanceler já havia atribuído esta derrota à catástrofe da central nuclear japonesa.

Após o acidente no Japão, em 11 de março, Merkel fez uma mudança súbita que foi mal recebida pelos eleitores.

Quando acabava de conceder um novo prazo às centrais nucleares, decidiu fechar temporariamente as mais antigas por precaução e revisar a política energética do país para deixar de lado o uso da energia nuclear o mais rápido possível.

As novas orientações devem ser adotadas neste verão do hemisfério norte, antes de duas eleições regionais em setembro, em Berlim e em Mecklenburgo-Pomerânia.

Segundo os resultados ainda provisórios, o SPD obteve 36,8 % dos votos em Bremen, onde governa há 66 anos; os Verdes, ficaram com 22,1 % (progredindo 5,6 pontos em relação às eleições de 2007); e a CDU ficou com 19,9 % (-5,7 pontos).





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/90739/visualizar/