Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 23 de Maio de 2011 às 08:00

    Imprimir


As bolsas de valores da Europa operavam em queda nesta segunda-feira por preocupações sobre a crise de dívida da zona do euro, depois que a nota de crédito da Grécia foi cortada e a perspectiva do rating da Itália, reduzida. Às 8h16 (horário de Brasília), o índice das principais ações europeias FTSEurofirst 300 caía 1,40%, aos 1.120 pontos, menor nível em mais de um mês e abaixo da média móvel de 50 dias.

 

 

 

 

 

As companhias mineradoras tinham uma das maiores depreciações da sessão, com o cobre e outros metais caindo em meio ao fortalecimento do dólar. Anglo American, BHP Billiton e Rio Tinto perdiam entre 2,6% e 4,2%.

 

 

 

 

 

A Standard & Poor"s reduziu de "estável" para "negativa" a perspectiva da Itália, citando perspectivas fracas de crescimento e riscos de que o país não consiga cortar a dívida pública. A Fitch rebaixou a Grécia em três pontos, para "B+" e colocou a nota em revisão para um possível corte adicional.

 

 

 

 

 

O setor aéreo perdia, com a erupção do vulcão mais ativo da Islândia devendo manter o principal aeroporto da ilha fechado nesta segunda-feira. Outras nações europeias observam para a possibilidade de uma interrupção das rotas aéreas, por causa da nuvem de fumaça e cinzas.

 

 

 

 

 

A Ryanair tinha queda de 5,24% depois de dizer que o encarecimento do combustível e a falta de capacidade de crescimento darão resultados empresariais fracos no próximo ano. Air France, easyJet, International Airlines Group e Lufthansa perdiam entre 2,8% e 5,3%. A queda do petróleo, que costuma favorecer as linhas aéreas, não conseguia animar o setor. As ações das companhias petrolíderas BP, Royal Dutch Shell e Statoil caíam cerca de 1%.

 

 

 

 

 

O setor bancário também pressionava o mercado. O francês Credit Agricole, um dos bancos mais expostos à economia da Grécia, tinha depreciação de 2,2% depois de ter sua nota reduzida pela Standard & Poor"s. O Commerzbank declinava 2,1%. O segundo maior banco da Alemanha anunciou um desconto de 45%, maior que o esperado, na venda de novas ações.

 

 

 

 

 

Em Londres o índice operava em baixa de 1,59%, aos 5.853 pontos. Em Frankfurt, a bolsa operava em queda de 1,76% aos 7.138 pontos. Já em Paris, o índice operava em baixa de 1,82%, aos 3.917 pontos. A bolsa de Madri operava nesta segunda-feira em baixa de 1,33%, aos 10.090 pontos. Em Milão o índice tinha forte queda de 2,99% aos 20.602 pontos. Em Lisboa, a bolsa operava em baixa de 0,76% aos 7.630 pontos.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/90808/visualizar/