Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 22 de Maio de 2011 às 13:45

    Imprimir


O HGE (Hospital Geral do Estado) de Alagoas informou neste domingo (22) que atendeu 130 pessoas com sintomas de intoxicação provocados pelo vazamento de cloro em uma unidade da Braskem em Maceió, ocorrido na noite de sábado (21). Desse total, 30 tiveram que ficar em observação, mas tiveram alta nesta manhã.

A assessoria do hospital informou ainda que 22 crianças, que haviam sido transferidas para a Clínica Infantil Dayse Brêda, também receberam alta. 

Os pacientes relataram ter sentido forte cheiro de cloro, em seguida falta de ar, mal estar, vômito, desmaios, tosse e cansaço. Ao chegarem ao HGE, toda a equipe multiprofissional de plantão se mobilizou para assegurar assistência aos pacientes. Logo após o atendimento médico, a maioria recebeu alta.

O vazamento

De acordo com capitão do Corpo de Bombeiros, Luciano Almeida de Melo Virtuoso, por volta de 19h, a corporação recebeu diversos chamados de pessoas sentindo um forte cheiro perto da fábrica da Braskem, no bairro Pontal da Barra. Na sequência, um membro da corporação que passava pelo local constatou que muitas pessoas estavam passando mal com olhos e gargantas irritados.


Várias viaturas dos bombeiros e do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) foram para o local. Todas as pessoas que estavam passando mal foram levadas para o Hospital Geral do Estado.

De acordo com os bombeiros, o vazamento foi controlado pela brigada da empresa. E, por volta de 19h30, o forte cheiro de cloro já havia se dissipado. Segundo o capitão Virtuoso, a Braskem possui um plano de evacuação em caso de acidentes, mas como o problema foi resolvido rapidamente, não foi necessário acioná-lo.

Outro lado

Em nota, a Braskem informou que o problema ocorreu às 19h38 na Unidade Industrial de Cloro Soda Alagoas, ocasionando o acionamento de dois detectores de cloro existentes na fábrica que têm por objetivo identificar a presença de cloro no ambiente. Segundo a empresa, por volta de 20h15 a situação foi normalizada e não há mais risco de exposição no ambiente.

Os técnicos da empresa estão apurando as causas do incidente e os órgãos competentes foram comunicados do ocorrido. Em novo comunicado, a Braskem informou que um de seus integrantes sentiu um desconforto no final na noite de sábado, foi prontamente atendido e continua em observação médica.

Além disso, a empresa informou que está monitorando a situação das pessoas que moram nas proximidades da fábrica e lamentou o fato.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/90888/visualizar/