Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 19 de Maio de 2011 às 15:49

    Imprimir


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que o Brasil está trabalhando para que os emergentes tenham mais participação na escolha do novo chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI). "Estamos discutindo procedimentos e critérios para que os emergentes participem ativamente", disse ao chegar ao ministério.

 

Mantega negou que esteja discutindo nomes para a substituição de Dominique Strauss-Kahn, que renunciou ao cargo após a acusação de crime sexual. Na véspera, antes da saída de Strauss-Kahn, Mantega já havia defendido em carta ao G20 que as discussões sobre a sucessão no FMI contemplassem o novo status dos países emergentes nas questões mundiais. Segundo ele, a escolha não deve ter a nacionalidade como parâmetro.

 

"Já se passou o tempo em que poderia ser remotamente apropriado reservar esse importante cargo para um cidadão europeu", escreveu. "Também já se passou o tempo em que algumas decisões podiam ser tomadas por um grupo exclusivo de países, como o G7. O G20 já substituiu o G7 como principal fórum para a cooperação econômica internacional. O FMI não pode ficar para trás neste processo de mudança institucional", completou.

 

Entre países da União Europeia a pressão é para que o posto continue com um europeu e o nome da ministra das Finanças da França, Christine Lagarde, foi citado por algumas autoridades. Em pesquisa da Reuters ela também foi considerada a principal candidata, mesmo que não seja vista como a mais apropriada para o cargo .






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/91207/visualizar/