Repórter News - reporternews.com.br
Copa 2014
Sexta - 20 de Setembro de 2013 às 09:27
Por: LISLAINE DOS ANJOS

    Imprimir


Campo de futebol: terraplanagem e drenagem estão em andamento
Campo de futebol: terraplanagem e drenagem estão em andamento
A Construtora Mendes Júnior confirmou para outubro próximo o início do plantio do gramado na área destinada ao campo de futebol, na Arena Pantanal, no bairro Verdão, em Cuiabá.


 
Essa é uma das fases finais de construção do complexo orçado em R$ 420,1 milhões, com vistas à Copa do Mundo de 2014. 


 
Em coletiva realizada no canteiro de obras do estádio, na quarta-feira (18), o fiscal do empreendimento, engenheiro civil João Paulo Curvo, afirmou que tudo estará pronto até o dia 31 de outubro.


 
“A partir do dia 15 de outubro, começa o plantio das mudas do gramado na Arena Pantanal. A data já foi confirmada pela construtora”, disse.


 
Segundo Curvo, a montagem do campo de futebol – que será palco de quatro jogos da primeira fase do Mundial de futebol em junho de 2014 – está recebendo atenção dobrada da construtora.


 
“O campo de futebol é a parte primordial do trabalho atual. É uma fase para a qual estamos dando bastante ênfase porque é o nosso cartão de visita”, disse.


 
Segundo Curvo, a fase de drenagem da área já está com 50% dos trabalhos concluídos e já teve início a fase de implantação de “colchão drenante de brita”.


 
"O campo de futebol é a parte primordial do trabalho atual. É uma fase para a qual dando bastante ênfase porque é o nosso cartão de visita" “Até o dia 30 de setembro, a gente termina essa fase de implantação”, afirmou.



Gramado


 
Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), a empresa World Sport, responsável pelo plantio do gramado, possui know-how em plantio dos gramados em estádios como o do Pacaembu, Morumbi, Beira-Rio, Arena Grêmio e Engenhão.


 
A preparação do campo de futebol envolve terraplanagem, colocação de brita e pedrisco, instalação dos tubos de irrigação, colocação do colchão de areia, do top soil (adubo) e o plantio da grama.


 
Respeitando as características climáticas do Centro-Oeste brasileiro, a Fifa escolheu para Arena Pantanal o plantio da espécie de grama chamada Bermuda, que suporta altas temperaturas.



Outras etapas


 
Segundo Curvo, há cinco grandes fases em andamento na Arena Pantanal para finalização da obra, iniciando pela implantação do gramado, a instalação da cobertura e a pavimentação da área externa.


 
“Temos ainda a fase de acabamento [dos quatro prédios], que se resume aos pisos, pinturas, esquadrias, vidros e divisórias; a parte de instalações elétricas, hidráulicas, dos aparelhos de ar condicionado, dos sistemas de Tecnologia de Informação e telecomunicações, das câmeras de monitoramento e dos monitores que dão informações ao público que está dentro da arena”, explicou.


 
"Até o dia 30 de setembro, a gente termina essa fase de implantação" No caso da pavimentação da área externa, Curvo explica que duas fases ocorrem simultaneamente da área que será usada como caminhos de acesso dos torcedores durante o Mundial: terraplanagem e pavimentação.


 
“A parte de terraplanagem é a parte de finalização do movimento de terra para que a área receba o pavimento. É a “maquiagem” que se dá efetivamente para finalizar a área externa, que será usado para acesso do público, seja vindo do estacionamento ou das ruas”, disse.


 
O engenheiro civil salientou que essa fase, como todas as outras da obra, devem ser concluídas até 31 de outubro. No caso da área externa, além de se tratar da data de entrega da obra, prevista em contrato com o Governo do Estado, a finalização dentro do prazo é essencial por se tratar do período que antecede as chuvas. 


 
A obra


 
Com capacidade para aproximadamente 44 mil torcedores, a Arena Pantanal está com mais de 80% dos trabalhos concluídos, conforme medição do mês de junho divulgada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE).

 
 
Gramado estará pronto em 31 de outubro, segundo a Secopa Atualmente, 1.650 operários trabalham na construção do estádio durante o dia e mais 200 operários atuam no canteiro no período noturno.


 
Finalizada a estrutura física da Arena Pantanal, em outubro, terão início as instalações do serviço de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC), mobiliários e assentos da Arena.


 
A previsão da Secopa é que a obra esteja pronta para uso em dezembro deste ano – prazo limite dado pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para entrega das arenas.


 
A inauguração foi anunciada pelo secretário da Copa, Maurício Guimarães, como agendada para ocorrer até o dia 20 de janeiro de 2014, com um jogo entre times mato-grossenses.





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/9196/visualizar/