Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 27 de Abril de 2011 às 07:13

    Imprimir


Assessoria
 Projeto “Longa vida aos idosos do bairro Buriti” atende até o momento 20 idosos
Projeto “Longa vida aos idosos do bairro Buriti” atende até o momento 20 idosos

No “Dia Nacional de prevenção e combate à hipertensão arterial”, 26 de abril, Diamantino tem um bom motivo para comemorar, pois no município as medidas preventivas da hipertensão são tratadas com seriedade.

No PSF do bairro Buriti, por exemplo, além de aferir a pressão arterial, todo acompanhamento necessário é realizado para com os hipertensos, ou simplesmente para os que não querem sofrer os males da pressão alta.

Há seis meses existe o projeto “Longa vida aos idosos”, elaborado pela enfermeira Alcione Oliveira de Souza, com o intuito de usar os exercícios físicos como a maior arma contra a hipertensão.

“Hábitos de vida como o sedentarismo, alcoolismo e tabagismo são fatores que contribuem para o aumento da pressão arterial. A dieta também é muito importante é preciso tomar cuidado com a quantidade de sal na comida”, explicou o médico Benedito Carlos Molitor, que informou que a média da pressão arterial no Brasil é 12 por 8, sendo que ultrapassando os 13 por 9 fica considerada alta.

O projeto desenvolvido no Buriti atende atualmente 22 idoso que antes da prática dos exercícios na Academia da Terceira Idade (ATI), têm a pressão arterial aferida pelos profissionais da Saúde.

Segundo a enfermeira Alcione, os interessados em participar das atividades do projeto, ou em ser voluntários, podem procurar o PSF do bairro.

O Portal Brasil utilizando dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), informou que os números da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que há cerca de 600 milhões de hipertensos no mundo. A doença atinge, em média, 25% da população brasileira, chegando a mais de 50% na terceira idade e surpreendentemente, a 5% dos 70 milhões de crianças e adolescentes no Brasil.

A pressão alta geralmente não tem cura, mas pode ser controlada, por isso a importância de projetos como o que ocorre em Diamantino. “O sedentarismo é contra indicado”, diagnosticou o médico.

Durante as atividades na ATI, a participante Corina de Almeida, 62, revelou que tem pressão alta há 10 anos, indagada se gostava dos exercícios físicos resumiu a importância do projeto em uma frase. “Eu gosto de mim”.

Recentemente o prefeito Juviano Lincoln e a secretária de Saúde, Gislene Aparecida de Souza visitaram as unidades de Saúde do município e pediram atenção máxima quanto aos casos de hipertensão e diabetes. A implantação das Academias da Terceira Idade (ATI) em Diamantino, também é uma iniciativa da atual gestão. 

Serviço: O projeto “Longa vida aos idosos do bairro Buriti” ocorre todas as terças e quintas-feiras das 16 às 17 horas.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/94018/visualizar/