Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 25 de Abril de 2011 às 16:49

    Imprimir


O Projeto Luz em Conta, desenvolvido pela Cemat, tem percorrido Mato Grosso para realizar a substituição de geladeiras e lâmpadas antigas por equipamentos novos, que consomem menos energia elétrica. Nesta terça-feira (26), os caminhões do projeto passarão por Barra do Garças (550 km de Cuiabá) e Pontal do Araguaia (530 km), onde 140 famílias serão beneficiadas. Até o próximo sábado (30), o projeto também chegará às cidades de Aripuanã (1.05 km) e Juruena (930 km), para substituir outras 140 geladeiras.

Criado em 2004, o projeto faz parte do Programa de Eficiência Energética (PEE) da Cemat e tem como objetivo reduzir o consumo de energia elétrica das famílias de baixa renda. Na atual etapa do projeto, a Cemat vai investir R$ 8 milhões na substituição gratuita de 10 mil geladeiras e 30 mil lâmpadas antigas por equipamentos novos e mais eficientes.

O destaque desta edição do Luz em Conta é o aumento considerável do número de cidades beneficiadas. No início do projeto, apenas Cuiabá e Várzea Grande eram contempladas. Em 2009, 57 cidades foram atendidas, enquanto na atual edição este número subiu para 130, o que representa 92,2% do Estado. Com a substituição das geladeiras e lâmpadas é possível reduzir consideravelmente o valor da fatura de energia elétrica, permitindo que as famílias destinem parte do orçamento doméstico para outras necessidades.

O Luz em Conta tem o apoio do governo de Mato Grosso e de prefeituras municipais. O governo isenta a empresa do recolhimento do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) na aquisição das geladeiras do projeto e disponibiliza um banco de dados com o perfil de famílias carentes cadastradas na Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs) e nas prefeituras.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/94223/visualizar/