Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Segunda - 25 de Abril de 2011 às 14:24
Por: Edivaldo de Sá

    Imprimir


Oliveira Sampaio está tecnicamente empatado com Farid Tenório.
Oliveira Sampaio está tecnicamente empatado com Farid Tenório.

A pesquisa estimulada realizada pelo Instituto Prodata/Folha Pesquisas, no município de Arenápolis, revela um quadro de disputa acirradissima se as eleições fossem hoje, entre os dois principais postulantes a sucessão municipal. Foram simulados cinco cenários, alternando os nomes dos prováveis candidatos e um deles com todos disputando o comando da cidade, em todos eles quando confrontados Farid e Oliveira, o quadro é de empate técnico e a vantagem do democrata só aumenta quando disputa com outros nomes, que não o do ex-prefeito.

A eleição só vai acontecer em outubro do ano que vem, mas o eleitor já dá uma demonstração de como deve se comportar, embora em 18 meses muita coisa pode mudar. Analisando os números da estimulada, se percebe que um nome novo que conquiste a confiança do eleitor de Arenápolis, pode vencer o pleito, até porque em alguns casos o número de indecisos ultrapassa os 40%.

No primeiro cenário idealizado pelo Prodata/Folha Pesquisas, com o nome de todos os possíveis candidatos, Farid Tenório venceria por uma diferença de 7 pontos percentuais, único cenário em que o número de indecisos fica abaixo dos 30%. O prefeito lidera com 28,5%, seguido de Oliveira Sampaio (PP) com 21,5%, Jairo da Planta (PMDB) com 8,5% e Adisnei Meira, o Nei da Saúde aparece em penúltimo com 6,5% das intenções de voto, o último colocado é o empresário José Mauro (PMDB) (0,5%), que já disputou duas eleições. . Os indecisos somam 28,5% e os que votariam em branco ou nulo 1,5%

Num cenário em que só seriam candidatos Farid e Oliveira, o ex-prefeito venceria com a diferença de 1%, de novo empate técnico entre os dois, revelando que de fato no quadro apresentado ao eleitor, eles são os dois principais concorrentes. Oliveira Sampaio aparece com 30.5% e Farid Tenório com 29.5%, os que se declaram indecisos chega a 38,5% e brancos e nulos 1,5%.

Já se o atual prefeito fosse disputar com seu vice, Adisnei Meira, venceria facilmente hoje, com uma diferença de 14%, sendo 35.5% de indecisos e brancos e nulos 1,5%. Neste quadro o democrata teria 38.5% e o Nei da Saúde 24,5% das intenções de votos.

Contra o empresário e pecuarista Jairo da Planta, o prefeito também venceria com 14% de vantagem, e aparece com 34%, o peemedebista atingiria 21,5% da preferência do eleitorado, os indecisos 43% e 1,5% brancos e nulos.

No último cenário apresentando pelo instituto, Farid Tenório teria 37,%, e o empresário José Mauro 19,5%, brancos e nulos somam 1,5% e os indecisos 42%.

O atual Chefe do Poder Executivo venceria facilmente os outros possíveis adversários citados na pesquisa, mas quando colocado contra seu principal rival político, a disputa é apertada.

O instituto utilizou a técnica Survey, que consiste na aplicação de questionário estruturado e padronizado via campo, a uma amostra representativa do público pesquisado, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro para mais ou para menos de 4%, e ouviu 200 pessoas no dia 11 de Abril.

Em instantes o Arenápolis News divulga o índice de rejeição dos candidatos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/94250/visualizar/