Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 25 de Abril de 2011 às 09:28

    Imprimir


Os produtores brasileiros de girassol contam com duas novas opções para a safra 2011/12. Já estão no mercado sementes das variedades BRS 321 e BRS 324, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A Embrapa Soja, de Londrina (PR), desenvolveu as novas variedades, que são comercializadas pelo Escritório de Negócios da Embrapa Transferência de Tecnologia, localizado em Dourados (MS).

A principal característica do híbrido simples BRS 321 é o ciclo precoce, de 80 a 100 dias, o que facilita sua utilização no sistema produtivo na rotação e sucessão de culturas. A variedade tem boa adaptação em todas as regiões de cultivo de girassol no Brasil. Já a BRS 324 é uma cultivar de polinização aberta com o mesmo ciclo da BRS 321. Também se adapta bem em todas as regiões. No sistema de rotação de culturas, tanto a BRS 321 como a BRS 324 podem ser cultivadas antecipando a cultura principal de primavera-verão, ou na safrinha, após a colheita de verão.

O girassol apresenta ampla adaptabilidade às condições do Brasil, com maior tolerância à seca, ao frio e ao calor do que a maioria das espécies cultivadas no país. As sementes BRS 321 e BRS 324, por exemplo, são indicadas para os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Sergipe e Bahia.

Os grãos de girassol são usados principalmente para a extração de óleo, que pode ser destinado para as indústrias de alimentos ou para a produção de biodiesel. Além disso, o farelo obtido do processo de extração é altamente protéico e pode ser utilizado na fabricação de ração animal.

Para prevenir a ocorrência de doenças, é importante observar a época de semeadura adequada para cada região. Nos estados do Centro-Oeste, o plantio deve ser feito do início de janeiro a meados de fevereiro; no Sudeste, de fevereiro a março; no Norte, do início de fevereiro a meados de março; no Paraná, do início de agosto a meados de outubro; no Rio Grande do Sul, de meados de julho ao fim de agosto; no oeste, sudeste e centro da Bahia, de novembro a janeiro; e em Sergipe e nordeste da Bahia, de maio a junho. (Da Redação, com informações da Embrapa)

 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/94289/visualizar/