Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 12 de Abril de 2011 às 13:48

    Imprimir


Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) instalou 240 câmeras, sendo 14 móveis, para reforçar o sistema de segurança no campus. O sistema de monitoramento deverá entrar em operação entre os meses de maio e junho. O projeto, que atualmente encontra-se na fase de testes e ajustes, deverá garantir maior segurança do patrimônio e da comunidade interna, bem como dos usuários de serviços e visitantes.

"A prevenção é o aspecto mais importante do monitoramento por câmeras. Com sua implantação, esperamos uma redução significativa do número de ocorrências, que na Unicamp já é menor que no distrito de Barão Geraldo e no restante da cidade de Campinas", diz o pró-reitor de Desenvolvimento Universitário, Paulo Eduardo Rodrigues da Silva. Segundo ele, o sistema dará cobertura a todo o campus de Barão Geraldo. "Praticamente todas as ruas, avenidas, praças, áreas comuns de circulação e estacionamento estarão sob o olhar permanente das câmeras".

De acordo com informações publicadas no site da instituição, com um investimento de R$ 3 milhões, o sistema apresenta alto grau de sofisticação. A central, com 100 metros quadrados, é blindada e climatizada. Os equipamentos serão operados por 50 funcionários, divididos em quatro turnos de seis horas, o que garantirá cobertura 24 horas por dia. "Um dos benefícios do sistema é a recuperação de imagens para análise mais minuciosa", observa o professor Roberto Rodrigues Paes, prefeito do campus. "Com isso, acidentes, incidentes ou qualquer outra ocorrência suspeita poderão ser examinados com riqueza de detalhes, identificando as pessoas envolvidas e as circunstâncias em que os eventos ocorreram", completa.

Para o pró-reitor Paulo Rodrigues da Silva, essa iniciativa permitirá maior agilidade na repressão à criminalidade, mas um dos principais objetivos é dissuadir os criminosos que eventualmente planejam agir no campus.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/95796/visualizar/