Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 12 de Abril de 2011 às 13:42

    Imprimir


O Ministério Público (MP) de Alagoas instaurou inquérito civil para apurar as mortes no Hospital Universitário (HU) supostamente ligadas a infecções provocadas pela superbactéria Acinetobacter baumannii. Segundo portaria publicada no Diário Oficial na segunda-feira, a Promotoria de Justiça Coletiva Especializada de Defesa da Saúde, do Idoso e do Deficiente iniciou as investigações por conta de "notícias veiculadas pela imprensa no sentido de que uma infecção por bactéria estaria acometendo pacientes no Hospital Geral do Estado e no Hospital Universitário, tendo neste último, inclusive, causado mortes".

A portaria menciona uma nota oficial da Secretaria de Saúde do Estado, que informa a "realização de minuciosa investigação do caso, encaminhando técnicos do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde - CIEVS ao Hospital Universitário e acionando a comissão interna de infecção hospitalar do Hospital Geral do Estado, devendo designar, ainda, técnicos das Vigilâncias Sanitárias do Estado e do Município de Maceió para realizarem inspeção nos hospitais mencionados". Para o MP, "existe a necessidade de se proceder à apuração dos fatos narrados e ao acompanhamento das providências adotadas a respeito".

O inquérito pede à Secretaria de Saúde explicações sobre as providências adotadas diante do problema, além de solicitar relatórios ao CIEVS, à Vigilância Sanitária e a "outros órgãos que estejam envolvidos no deslinde do caso". As direções do Hospital Universitário e do Hospital Geral do Estado, ambos de Maceió, também deverão enviar relatório circunstanciado sobre as providências adotadas para diminuir os riscos de infecção pela bactéria.

A direção do HU informou no dia 6 de abril que havia subido para oito o número de mortos pela Acinetobacter baumannii, além de outros 10 pacientes contaminados. Segundo o hospital, não há riscos de epidemia.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/95797/visualizar/