Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 01 de Abril de 2011 às 13:42

    Imprimir


Membro da Comissão da Reforma Política no Senado, o senador Pedro Taques (PDT) defende a participação popular na discussão sobre as mudanças na legislação eleitoral.

“Junto com o PDT nacional, defendo uma consulta popular para aprovar a Reforma Política através de plebiscito ou referendo. Recebi apoio dos senadores Itamar Franco e Waldemir Moka (PMDB-MS). Também converso com Aécio Neves (PSDB-MG) e Demóstenes Torres (DEM-GO) sobre essa possibilidade”, afirmou Taques nesta sexta-feira (01.04), durante o programa CBN Cuiabá, da Rádio CBN (590 AM), apresentado pelo ex-senador Antero Paes de Barros, com participação dos jornalistas Pedro Pinto de Oliveira e Mauro Camargo.

Embora a Comissão Especial de Reforma Política tenha aprovado alguns pontos como o fim da reeleição para chefes do Executivo e mandato de cinco anos, Pedro Taques explica que o sistema acolhido integrará o anteprojeto que o colegiado vai consolidar ao final de seus trabalhos e ainda submetido à apreciação da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), da qual ele também faz parte.

“Defendo uma reforma para a população, que não beneficie apenas a classe política. Sugeri Audiências Públicas no Senado e tive o pedido indeferido por conta da falta de prazo. Mesmo assim, pedi autorização à presidência e estamos realizando Audiências em Mato Grosso para discutir o tema”, ressaltou.

O senador lembrou que, além de passar pela CCJ, o anteprojeto deverá ser apreciado pelos 54 senadores. Além disso, a Câmara Federal, que também debate o tema, apreciará a matéria. “É por isso que explico que a participação popular é importante. As sugestões das audiências que estamos realizando em Mato Grosso irão resultar em novas propostas. A consulta popular também possibilita o parlamentar saber o que a população pensa da Reforma”, completou.

A comissão volta a se reunir no dia 5 de abril para discutir financiamento de campanha, cláusula de desempenho, filiação partidária, domicílio eleitoral e fidelidade partidária.

Audiências Públicas - Pedro Taques aproveitou a participação na Rádio CBN para convidar a população de Rondonópolis para segunda Audiência Pública “Perspectivas da Reforma Política”. O evento é aberto a toda população e será realizado na próxima segunda-feira (04.04), às 19 horas, no Ginásio de Esportes da Faculdade Anhanguera.

Em Cuiabá, a Audiência Pública reuniu cerca de 200 pessoas, além dos convidados, o juiz Marlon Reis, presidente de honra do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), e a deputada federal Luiza Erundina (PSB/SP). Vinte e duas pessoas apresentaram propostas durante o evento.

Nas próximas semanas serão realizadas audiências em Várzea Grande, Cáceres, Sinop e Barra do Garças.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/97109/visualizar/