Repórter News - reporternews.com.br
Sábado - 26 de Março de 2011 às 12:30

    Imprimir


OTTAWA, 26 Mar 2011 (AFP) -O primeiro-ministro canadense Stephen Harper convocou oficialmente neste sábado a realização de eleições legislativas antecipadas, que serão o quarto pleito do tipo no Canadá em apenas sete anos, para o dia 2 de maio.

"Diante dos acontecimentos de ontem (sexta-feira), reuni-me com o governador geral, que aceitou dissolver o parlamento", disse Harper à imprensa ao sair da residência de David Johnston, representante da rainha Elizabeth II, chefe de Estado titular do Canadá.

Na sexta-feira, a Câmara dos Comuns votou uma moção de censura contra o governo conservador minoritário de Harper, forçando sua queda. Mas a aprovação final de Johnston era necessária para lançar a campanha eleitoral de 35 dias.

Harper chegou à chefatura do governo de Ottawa após as eleições legislativas de 23 de janeiro de 2006, mantendo-se no posto após o pleito de 14 de outubro de 2008.

Seu partido conservador contava com 143 deputados na Câmara dos Comuns, que tem 308 assentos. Para conseguir formar um governo majoritário nas próximas eleições, precisará obter mais 13 cadeiras além das que possui hoje.

A moção de censura foi considerada histórica, uma vez que foi motivada por um "ultraje ao parlamento", que criticara o governo.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/97670/visualizar/