Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 24 de Março de 2011 às 17:45

    Imprimir


Trevor Glass/ RSPB/ AP
Ilha no Atlântico é o maior habitat para espécie de pinguim no mundo.
Ilha no Atlântico é o maior habitat para espécie de pinguim no mundo.

Uma corrida para resgatar mais de 20 mil pinguins ameaçados por um derramamento de petróleo na ilha britânica de Tristão da Cunha, isolada do Oceano Atlântico, teve início nesta quinta-feira (24) depois que um navio cargueiro encalhou no local em 16 de março.

Pinguins-de-penacho-amarelo estão cobertos de óleo e começaram a ser recolhidos e alocados em um galpão para receberem tratamento, limpeza e depois voltarem ao hábitat natutal.

"Quinhentos pinguins foram levados à costa em Tristão nesta manhã", afirmou o administrador da ilha, Sean Burns, em comunicado publicado na internet.

O fluido especial para a limpeza dos animais, porém, está acabando, o que obrigará outro navio a sair da Cidade do Cabo para fazer uma viagem de dias e 2.800 quilômetros até o local.

"Um próximo passo crucial confirmará um segundo navio que partirá da Cidade do Cabo com todo o equipamento necessário para limpar as aves, mantê-las saudáveis e possivelmente devolvê-las ao oceano", disse Burns. "Será uma corrida contra o tempo".

O navio MS Oliva, de bandeira maltesa, ficou encalhado na ilha de Nightingale em 16 de março. O navio fazia uma viagem do Brasil para Cingapura e era comandado por um capitão grego e com equipe de 21 filipinos a bordo, todos resgatados com segurança. A embarcação rompeu-se, dividindo-se em duas partes.

"Infelizmente, as aves não podem ser alimentadas até que o navio da África do Sul chegue com o abastecimento de peixe congelado, junto com uma equipe de limpeza especializada e outros suprimentos", afirmou John Cooper, do conselho de conservação de aves da Austrália.

"As informações sobre esse segundo navio e a data de sua chegada ainda são aguardadas", disse em comunicado. O arquipélago é habitat da maior parte dos pinguins Rockhopper existentes no mundo. Tristão e Cunha é uma ilha vulcânica com 263 residentes britânicos descritos como a comunidade mais isolada do mundo, mas tem hotéis, aeroporto, clubes noturnos e restaurantes.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/97912/visualizar/