Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 17 de Março de 2011 às 13:41

    Imprimir


Cuiabá continua com risco de surto de dengue. É o que aponta o novo Lira (Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes Aegypti) divulgado pela Vigilância a Saúde e Meio Ambinete (Divisa).

Cuiabá apontou uma média de 6,8% de infestação, considerado um índice de alto risco de proliferação. Até porque o percentual aceito pelo Ministério da Saúde é de no máximo 1%. Segundo a tabela do Ministério da Saúde, a partir de 3,9% é considerado como risco de surto, ou seja, a capital está bem acima do aceitável.

Para se ter uma ideia de quanto a cidade está infestada com larvas do mosquito, o menor índice registrado, já é maior do que o tolerado pelo Ministério da Saúde. Alguns bairros da cidade chegam a apresentar uma média de 14,4% das casas infestadas.

Ainda de acordo com o novo levantamento, cerca de 50,3% dos criadouros do mosquito estão em depósito como caixas d’água, dentro das próprias residências. O índice apontou ainda que 28,8% dos criadouros foram encontrados nos lixos e outros resíduos sólidos e apenas 10,5% estavam vasos e pratos e frascos com plantas. Outros índices menores apontaram que os criadouros estão alojados em pneus e outros materiais além de plantas como bromélias, além de calhas e ralos.

Em Cuiabá, até os bairros com os menores índices de infestação são maiores que o preconizado pelo Ministério da Saúde. Os bairros Novo Paraiso I, CPAI, Centro América, Morado do ouro Norte e Tancredo Neves são os que atualmente possuem o menor percentual da cidade, com 2,6%.

Já os bairros onde foram encontrados mais focos estão em uma situação crítica. Com média de 14,4% os bairros Parque Nova Esperança, Loteamento Jardim São Paulo e Pedra 90 II são os lugares da capital onde mais focos foram encontrados.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/98805/visualizar/