Publicado em Sexta - 10 de Abril de 2015

Sistema permite recuperar e tratar até 20 mil litros de água por dia

Para empresas que dependem de água para prestar serviço, a crise hídrica que atinge principalmente o Sudeste do país tem sido um entrave do qual têm de se livrar.

Leia mais...

Posto de saúde passa por problemas e atraso na reforma chega a 3 meses

Publicado em Sexta - 10 de Abril de 2015

Os moradores do Povoado Alegria, Zona Sul de Teresina, pedem uma solução para o atraso na reforma da Unidade Básica de Saúde da região que, segundo eles, deveria ter começado em janeiro. Eles reclamam da estrutura da unidade de saúde que está prejudicando o funcionamento do posto. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou que o atraso na reforma se deu por conta de adequações no projeto.

Leia mais...

Cientistas criam classe de inseticidas que pode controlar o Aedes aegypti

Publicado em Quarta - 08 de Abril de 2015

Cientistas dos Estados Unidos desenvolveram uma nova classe de inseticidas que pode ajudar no controle de mosquitos transmissores de doenças infecciosas, como a dengue.

Leia mais...

Garota supera 42 tumores na coluna e oito previsões de que não sobreviveria

Publicado em Quarta - 08 de Abril de 2015

Receber a notícia não foi fácil. A menina Carolina Camargo de Souza tinha apenas 10 anos e 42 nódulos malignos na coluna. Logo veio o diagnóstico: um câncer agressivo que, possivelmente, nem a quimioterapia, nem a radioterapia resolveriam. Mas ela resolveu tentar. Durante o processo ouviu dos médicos oito vezes que não resistiria à doença, mas ela não desistiu.

Leia mais...
A cientista brasiliense Priscila Kosaka, que desenvolveu uma técnica menos invasiva para detecção de câncer
A cientista brasiliense Priscila Kosaka, que desenvolveu uma técnica menos invasiva para detecção de câncer

Cientista de Brasília cria sensor que acha câncer antes de sintoma surgir

Publicado em Terça - 07 de Abril de 2015 | por Raquel Morais

Membro do Instituto de Microelectrónica de Madrid há seis anos, a cientista brasiliense Priscila Kosaka, de 35 anos, desenvolveu uma técnica para detecção de câncer que dispensa biópsias e que consegue identificar a doença antes mesmo do aparecimento dos sintomas. O resultado vem do uso de um nanosensor com sensibilidade 10 mihões de vezes maior que a dos métodos dos exames tradicionais em amostras de sangue dos pacientes. A previsão é de que ele esteja no mercado em até dez anos e também seja utilizado no combate a hepatites e Alzheimer.

Leia mais...

Maços de cigarro terão mais uma advertência sobre riscos do fumo

Publicado em Sábado - 04 de Abril de 2015

BRASÍLIA - Os maços de cigarro deverão conter mais uma advertência sobre os riscos do tabagismo. Além da imagem de alerta na parte de trás da embalagem, agora cerca de 30% da parte da frente será ocupada com um alerta. A alteração foi aprovada, nesta quinta-feira, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A norma deverá ser publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.

Leia mais...

De diabetes a câncer, veja as 10 causas de morte mais comuns

Publicado em Sexta - 03 de Abril de 2015

A organização Mundial de Saúde fez um levantamento dos males que mais levam pessoas a óbito. De acordo com esse trabalho, que foi feito em 2012, cerca de 56 milhões de pessoas morrem anualmente no planeta e as doenças cardiovasculares são a causa número um, acabando com a vida de 17,5 milhões de pessoas, o que corresponde a três em cada 10 casos.

Leia mais...

Banco planeja usar batimento cardíaco como senha de segurança de cliente

Publicado em Sexta - 03 de Abril de 2015

Um banco britânico está testando um sistema em que os batimentos cardíacos do cliente dão acesso à sua conta bancária.

Leia mais...

Nova técnica promete implantar embriões sem doenças genéticas no útero materno

Publicado em Sexta - 03 de Abril de 2015

Adiar a maternidade para além da idade padrão recomendada pelos médicos – até 35 anos – é comum. No entanto, conforme os anos passam, a probabilidade de ter um filho com algum problema genético aumenta.

Leia mais...